TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

1. Conceito das funções administrativas:

Segundo Fayol, as funções da empresa são as seguintes:

Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contabilidade e Administração. Sobre esse último, Fayol enumera alguns princípios. São eles:

 Divisão do trabalho

 Autoridade e Responsabilidade;

 Unidade de Comando;

 Unidade de Direção;

 Remuneração do Pessoal;

 Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral.

 Divisão do Trabalho;

 Autoridade e Responsabilidade;

 Unidade de Comando;

 Unidade de Direção;

 Remuneração do Pessoal;

 Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral

Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. A medida que se desce na escada hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, a medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas. Isto é, a capacidade hierárquica de um operário é a capacidade técnica. A medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.

Fayol decompõe o ato de administrar em: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Diante dessas considerações, já nos é possível estabelecer um conceito restrito de função administrativa: é a atividade de expedição, desempenhada pelas pessoas estatais (ou por de quem esteja no exercício de prerrogativas estatais), de regras complementares à lei, sujeitas a controle jurisdicional, numa posição privilegiada e superior diante dos particulares, para viabilizar a concretização dos interesses públicos.

O atual momento econômico vive em constante transição, onde a gestão pró ativa do conhecimento adquire um papel de suma importância para a competividade tanto das empresas, como dos países. Situação essa que em outrora já foi diferente, pois havia vantagens de localização, o acesso à mão de obra barata, aos recursos naturais e ao capital financeiro que tinham papeis importantíssimos.

As organizações estão passando por mudanças a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos, as organizações estão gradualmente alterando suas estruturas. Essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, acelerando cada vez mais as mudanças ambientais.

As diferentes era da industrialização:

INDUSTRIALIZAÇÃO

CLÁSSICA INDUSTRIALIZAÇÃO

NEOCLÁSSICA ERA DA INFORMAÇÃO

PERÍODO 1900-1950 1950-1990 Após 1990

Estrutura organizacional predominante Funcional, burocrática, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. Ênfase nos órgãos. Matricial e mista com ênfase na departamentalização por produtos e serviços ou unidades estratégicas de negócios. Fluída e flexível, totalmente descentralizada com ênfase em redes de equipes multifuncionais.

Cultura Organizacional Teoria X. Foco no passado, nas tradições e nos valores. Ênfase na manutenção do status quo. Valor à experiência anterior. Transição. Foco no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente. Teoria Y. Foco no futuro destino. Ênfase na mudança e na inovação. Valor ao conhecimento e a criatividade.

Ambiente organizacional Estático, previsível, poucas e gradativas mudanças. Poucos desafios ambientais. Identificação das mudanças e com maior velocidade. Mutável, imprevisível, turbulento, com grandes e intensas mudanças.

Modo de lidar com as pessoas Pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e a regulamentos rígidos para serem controlados. Pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados. Pessoas como seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser motivados e impulsionados.

Visão das pessoas Pessoas como fornecedoras de mão-de-obra. Pessoas como recursos da organização. Pessoas como fornecedoras de conhecimento e competências.

Denominação Relações Industriais. Administração de Recursos Humanos. Gestão de pessoas.

2.Conceito de patrimônio:

O patrimônio representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo. Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente.

Exemplos de ativos:

- dinheiro guardado em banco;

- duplicatas a receber provenientes de vendas a prazo;

- veículos;

- imóveis;

- terrenos;

- estoque de mercadorias.

Exemplos de passivo:

Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo que deve; as dívidas que ela contraiu. Assim se uma empresa adquire um veículo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigação para com a pessoa ou empresa que vendeu o veículo.

Assim, ela passa a ter uma obrigação, que representa um passivo exigível.

Exemplos de passivos:

- duplicatas a pagar

- salários a pagar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com