TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar estas decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

A empresa é um Sistema maior interagindo com suas diversas áreas: Contabilidade, Administração, Marketing, Recursos Humanos, Compras, Produção, Financeiro, Jurídico, entre outros. Neste sistema maior é fundamental a sincronia harmônica de todas as áreas existentes em cada empresa de tal forma que contribua para uma maximização dos resultados da mesma.

É nesta integração, no desenvolvimento das atividades de cada setor da empresa, que deve a contabilidade atuar de maneira a auxiliar todos os profissionais na execução de suas tarefas, deve a ciência Contábil ser utilizada como forma de “Ferramenta da Gestão empresarial”, fornecendo informações úteis para cada setor da empresa e consequentemente servindo de elo entre todas as áreas.

Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. O Conselho Federal de Contabilidade (2006,p. 19) no apêndice á resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantativo. No aspecto qualitativo entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. por outro lado, o aspecto quantitativo refere-se á expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor.

Então o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações. A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão os recursos empresariais.

Bens: Os bens são considerados itens de riquezas, porque se são úteis é possível negociar, vender, trocar, arrendar. As coisas que não forem passíveis de avaliação e mensuração econômica não podem ser consideradas bens. Tangíveis: são os bens que têm forma física, são palpáveis. Intangíveis: são os bens que não são matérias, mas que são mensuráveis. Bens Imóveis são aqueles inseridos ao solo ou a outros bens, que não podem ser transferidos de local sem destruição ou perda de valor. Bens Móveis são aqueles que podem ser transferidos de local se destruição ou perda de valor. Alguns dependem de outras pessoas para serem transferidos e outros se movem por si próprios.

Direitos: são os haveres ou os créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém. Os direitos são títulos que representam compromissos que um terceiro (pessoa física ou jurídica) assumiu perante a empresa, esse titulo tem algumas formalidades, uma delas é o vencimento, data em que você ou sua empresa vai receber esses valores.

Obrigações: as obrigações são dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. Podemos denomina-las também de obrigações exigíveis. As obrigações normalmente têm prazo de vencimento determinado.

E como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com