TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 PATRIMONIO 5

2.3 CAPITAL SOCIAL 7

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 7

2.4.1 Consumidores 7

2.4.2 Concorrentes 8

2.4.3 Fornecedores 8

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 8

2.5.1 Demanda 8

2.5.2 Oferta 8

2.5.3 Equilíbrio de mercado 8

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 9

2.6.1Concorrência perfeita ou pura 9

2.6.2 Monopólio 10

2.6.3 Oligopólio 10

2.6.4 Concorrência monopolística 10

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 11

2.7.1 Contabilidade Ambiental 12

2.7.2 Contabilidade de Recursos Humanos 12

2.7.3 Informação de caráter ético 12

4 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Dentro do contexto empresarial temos as funções administrativas que são essenciais na efetuação da administração estratégica, tendo a contabilidade como um instrumento que tem por finalidade controlar o patrimônio das entidades. Vários autores relatam o conceito de patrimônio, como por exemplo, José Carlos Marion, Osni Moura e Ricardo J. Ferreira, de maneiras diferentes, porém com o mesmo objetivo. No que está relacionada aos investimentos, existe o capital social que é indispensável para o início de uma empresa, e também o capital de terceiros. Para que os negócios da empresa obtenham um bom resultado é preciso fazer uma boa análise de mercado, pois isso facilita a busca de seus objetivos, e também é necessário ficar atento para que a oferta atenda a demanda e assim adquirir um equilíbrio de mercado. O mercado apresenta várias estruturas que variam de acordo com suas características, e a contabilidade social também têm suas variações que abrangem áreas distintas como a Ambiental e a de Recursos Humanos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Fundador da teoria clássica, Hanry Fayol foi o primeiro a definir o ato de administrar como Planejamento, organização, direção e controle. Elas são a base para efetuar a administração estratégica. O Planejamento é a tomada de decisão da empresa onde os planos futuros são feitos antecipadamente para chegar aos seus objetivos. Não existe Organização sem objetivo, pois ela tem a finalidade de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos que pertencem a sua administração. A direção tem como função fazer a empresa funcionar, cuidando para que o planejamento e a organização sejam feitas de formas corretas e eficazes. O controle avalia o desempenho da organização, corrigindo-as quando há necessidades.

Na escola de Administração Científica, nos Estados Unidos Frederick Taylor utilizava quatro princípios básicos: planejamento, organização, controle e execução. O foco esta na tarefa que realiza cada operário. Já na Teoria Clássica de Fayol está focada na estrutura de organização, empregando Organização, Comando, Coordenação e controle. Tendo naturalmente uma evolução na conceituação dos princípios de administração, trazendo hoje quatro princípios que são de fundamental importância Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Nos últimos anos a administração e suas funções frequentemente sofreram mudanças. Com as novas tecnologias na parte contábil e financeira as teorias e a pratica foram tendo mudanças para se adaptar nas novidades administrativas. Destacamos então, que a funções que sofreram transformações foram comandar e coordenar que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir".

Gráfico 1

Autora: Pamella Albuquerque Andreatta (2013).

2.2 PATRIMONIO

Segundo José Carlos Marion, patrimônio é a riqueza, ou seja, conjuntos de bens, Direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.

PATRIMONIO= BENS + DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Bens: São coisas capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. E para José Carlos Marion esses bens se dividem em:

• Bens tangíveis: Tem formas físicas e são palpáveis. Exemplos: Estoques de mercadorias, móveis, imóveis e etc.

• Bens Intangíveis: Não são constituídos de matéria e não são palpáveis. Exemplo: Marcas (Coca Cola, Yoki, Elma Chips).

Direitos: São todos os valores, títulos, contas, salários que a empresa tem a receber, é poder que ela tem de exigir alguma coisa.

Obrigações: São as dividas, tudo que a empresa tem a pagar. Exemplos: Contas a pagar, Salários a pagar, Duplicatas a pagar, etc.

Já Osni Moura Ribeiro Define Patrimônio como conjunto de bens, Direito e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

Bens: São coisas que satisfazem as necessidades humanas e susceptíveis de avaliação econômica. No ponto de vista contábil, bem é tudo aquilo que a empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

Direitos: É todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Geralmente seguidos da expressão A Receber.

Obrigações: É todos os valores que a empresa tem a pagar a terceiros. Geralmente seguidos da expressão A Pagar.

Ricardo J. Ferreira define Patrimônio como conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

Ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com