TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

2 . FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções da administração tiveram como seu precursor Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Ele fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. As funções administrativas são aquelas que coordenam as demais funções da empresa.

Elementos da função administrativa:

• Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serões alcançados. Desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. “Visualiza o futuro e traça o programa de ação”. (CHIAVENATO, 2004).

• Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. “Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento”. (MAXIMINIANO, 2005).

• Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos. “Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade” (FAYOL, 1989).

• Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda empresa, almejando as metas traçadas. “Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço” (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).

• Controlar - é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas. “Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens” (CHIAVENATO, 2004).

Segundo Fayol, essas cinco funções administrativas conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar do tempo, as funções Comando e Coordenação formaram uma só função… a de Direção. Então as funções de POCCC passaram para PODC que é acrônimo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

2.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças nos últimos 100 anos: Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logístico e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa.

Atualmente ainda se faz importante a analise das funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.

3. PATRIMONIO

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.

A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda. Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas, suscetíveis de avaliação econômica. (Prof. Humberto Ferreira de Lucena)

4. FONTES DE RECURSO

Um recurso é um meio, podendo ser de todo o tipo, que permite obter algo que se pretende. O dinheiro, por exemplo, é um recurso indispensável para comprar uma casa. As finanças, por outro lado, dizem respeito aos bens, às posses e ao dinheiro que circula.

4.1 Capital Social

O conceito de capital social pode ser analisado sob duas perspectivas: a contabilidade. Enquanto termo contabilístico, o capital social é o valor dos bens ou o dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.

Posto isto, o capital social (sob a perspectiva da contabilidade) outorga aos sócios direitos podendo variar consoante a sua participação, constituindo uma garantia para com terceiros. Trata-se de um valor estável, ainda que os resultados negativos possam levar à falência. Neste caso, a empresa dispõe dos recursos necessários para fazer frente às suas obrigações para com terceiros.

Por outro lado, o capital social é um passivo (dívida) da sociedade perante os sócios. Para reverter a situação, deve-se seguir uma série de procedimentos jurídicos. Convêm fazer a diferença entre as noções de capital social, patrimônio social (a totalidade de ativo e passivo da sociedade) e patrimônio líquido (a diferença efetiva entre os ativos e os passivos).

4.2 Capital de terceiros

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

5. ANALISE DE MERCADO

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo direto da organização mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com