TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

A pessoa que se propõe a entrar para o ramo da contabilidade muitas vezes pensa que é somente contas, engano pois é estudado várias outras matérias que envolvem o profissional contábil. Este trabalho individual têm a intenção de explanar sobre uma parte mais administrativa da contabilidade, relacionada a funções administrativas e conceitos contábeis, uma análise sobre as demandas, ofertas, equilíbrio e estruras de mercado e por fim um breve comentário sobre a contabilidade social como ferramente de informação para a responsabilidade social.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

De uma forma geral indentificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc.

2.1.1 Planejamento

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.

2.1.2 Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

2.1.3 Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

2.1.4 Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber ( ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador ( em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito ), sua informação é incompleta e pouco esclarecedora. Em Contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Sem dúvida nenhuma, a principal origem de recursos para uma empresa é o lu-cro obtido no negócio. O lucro é a remuneração ao capital investido na empresa pelos proprietários. O lucro é a sobra líquida à disposição dos proprietários da empresa que da-rão as várias destinações aos mesmos.

2.3.1 Capital Social

Representa o investimento efetuado na companhia pelos seus proprietários e acio-nistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras o valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo. Até 1994 o Capital Social podia ser corrigido monetariamente, mas esse acréscimo era contabilizado em uma conta de reserva de capital, só passando para a conta do capital social quando aprovado o aumento do capital por esse quantum.

Além das ações (se for sociedade anônima), o investimento no capital social pode assu-mir a forma de cotas (se for uma limitada).

2.3.2 Capital de Terceiros

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto da organização mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objectivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para os atingir.

Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

A demanda pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura pelo bem ou serviço dependem de variáveis que influenciam diretamente na es-cola do consumidor como o preço do bem, renda do consumidor e gosto ou preferência. Indica que há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.

A quantidade de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com