TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Pretendeu-se com este capítulo apresentar e relacionar os principais objetivos

de política econômica e seus instrumentos. Inicialmente, destacou-se a

importância do estudo da macroeconomia na sociedade. Seu amplo impacto

nas relações sociais e econômicas justifica seu estudo. Crescimento econômico,

estabilidade do nível de preços e igualdade de renda são objetivos almejados

por qualquer país que avança rumo ao desenvolvimento sustentável. Entretanto,

os governos utilizam-se de políticas econômicas para alcançar e/ou manter

esses objetivos. Os três grandes instrumentos de política macroeconômica

podem ser na esfera monetária, fiscal ou cambial. A política monetária referese

ao controle da oferta monetária, a política fiscal, a preparação e execução

do orçamento público e a política cambial ao controle e influência na definição

daDesse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores. Cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo. A organização, como todas as outras funções, é realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo, ou seja, o nível estratégico organiza toda a empresa e o nível operacional apenas equipes. O nível tático filtra as ordens do nível estratégico e repassa as informações para o nível operacional de maneira mais concreta para que esta possa se adequar aos objetivos das pessoas que o integram.

A direção, segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A direção, portanto, apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação. A comunicação entre pessoas feita de maneira formal tem eficiência reduzida, pois está limitada ao conhecimento do transmissor. Assim, apesar dessa função se utilizar de conceitos como reconhecimento da autoridade hierárquica e subordinação, é razoável salientar que nos dias atuais a função direção deve ser realizada com uma certa dose de empatia. As revoltas da Primavera Árabe divulgada pela mídia são exemplos razoáveis de insubordinação diante de autoridades legalmente legítimas.

Por fim, é importante enfatizar a importância da função controle. Chiavenato diz que a função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser, segundo Chiavenato, sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva.

A monitoração é sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua integralidade. É interativa, pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo reiterada vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados em conformidade com o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

As funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com