TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2 – DESENVOLVIMENTO .................................................................................5

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS..............................5

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO...........................................................5

2.3 FONTES (ORIGENS DE RECURSOS)..............................................5

2.4 ANALISE DE MERCADO..................................................................6

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO......................6

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..........................................................6

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO

PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL....................................................6

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................7

4-REFERENCIA..........................................................................................................8

1. Introdução:

Neste trabalho que apresentaremos sobre o contexto empresarial, seguindo os ditames mínimos onde veremos alguns aspectos sobre as funções administrativas, tentaremos expor o entendimento sobre o patrimônio, sobre fontes de recursos, faremos uma analise de mercado, sobre o funcionamento e as estruturas deste mercado e sobre a contabilidade e sua função social.

2. Desenvolvimento:

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O entendimento sobre funções administrativas é um conjunto de procedimentos a serem utilizados para obter como resultado um melhor desempenho dentro de uma empresa que contempla o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Dentro do planejamento devemos definir o que e o quando fazer, na organização quem faz o que e quem manda em quem, a direção serve para obter a ação das pessoas e o controle visa a avaliação do real x planejado.

No planejamento definiremos nossos objetivos, como chegar lá,na organização teremos nossa estrutura organizacional, na direção o comando das ações e no controle a avaliação dos resultados, propiciando correção de erros.

As funções administrativas durante os últimos anos sofreram constantes mudanças devido principalmente as novas tecnologias, novas maneiras de produzir, inserção de outras maneiras de vender, que não só a presencial, mudança na logística e na parte contábil e financeira.

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO

Quando procuramos definir patrimônio, nos retratamos a o que escreve José Manoel da Costa em seu livro contabilidade básica, pag. 43 e 44, patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidades (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessários para a realização dos objetivos da empresa.

Neste mesmo livro, a pag. 43 é citado que segundo Pavonese (2000,p36), descreve patrimônio como: “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

De acordo com o Profº. José Carlos Marion,em seu livro sobre contabilidade básica, podemos definir patrimônio como o conjunto de bens, direitos ou obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.

2.3 FONTES (ORIGENS DE RECURSOS)

Vamos tentar expor sobre as origens de recursos, mais especificamente capital social e capital de terceiros.

O capital social, tanto conceituado financeira ou contabilmente, como sendo a parcela do patrimônio liquido de uma entidade oriunda de investimentos seja na forma de ações, no caso das sociedades anônimas, ou cotas, quando for sociedade por cotas de responsabilidade limitada,efetuado pelos proprietários ou acionistas, esta parcela abrange os valores entregues pelos acionistas como também os resultados obtidos e incorporados ao capital social.

O capital de terceiros, como o nome já o diz, é aquele capital que não é próprio, ou seja, de pessoas que não são da entidade, como fornecedores e credor.

2.4 ANALISE DE MERCADO

Fazendo uma síntese sobre o que significa a analise de mercado, é um levantamento contendo informações sobre o mercado potencialmente fornecido com o objetivo de identificar recursos disponíveis no mercado, principalmente o mercado local, as possibilidades de competitividade da empresa, verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com