TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Importância das funções administrativas

Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental. Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas. Foram abordados tópicos como sistema de informação, planejamento, demonstrações contábeis, gestão de pessoas, administração mercadológica, administração financeira, administração da produção e controladoria, sempre relacionando, exemplificando e embasando teoricamente. Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informações, para a tomada de decisão.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização (SALAZAR, 2004).

Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.

A prática e a teoria, nos diversos campos da contabilidade, modificam-se constantemente, enquanto alguns princípios permanecem a despeito do tempo sendo constante fonte de saber. Estamos vivendo uma era de mudanças, incertezas e desafios, onde a busca e o encontro por informações precisas e em tempo real colaboram para determinantes estratégias organizacionais.

Junto a isso, a constante necessidade de inovação e renovação, de ser flexível, ágil e oportuno para proporcionar mudança e transformação, com a adoção de novas idéias, gera também a necessidade de se ter um profissional que deva pensar, a partir de uma bagagem de conceitos e idéias anteriormente obtidas e embasadas e integra-las as condições do meio organizacional para definir situações e equacionar estratégias de ação adequadas e eficazes para determinadas ocasiões.

Nesse contexto torna-se fundamental fomentar o embasamento teórico dos profissionais em conceitos, teorias, idéias e valores que lhe permitam a orientação e balizamento de seu comportamento dentro e fora das atividades precípuas de sua administração, visto que esse conhecimento influenciara diretamente em seu comportamento e de todos que trabalham sob sua direção.

O saber teórico proporciona não apenas conhecimento individual e intrínseco, pois quando agregado a mudanças, praticas e novas idéias, maior a chance de proporcionar a inovação dentro das organizações, e produzir bons frutos gerados pelo talento administrativo cultivado em meio às competências básicas.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com