TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

[pic]

CIÊNCIAS CONTABEIS

MARIA PAIXÃO OLIVEIRA DOS SANTOS

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Salvador

2011

MARIA PAIXÃO OLIVEIRA DOS SANTOS

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do 1º Semestre de 2011.

Orientador : Equipe de Professores do 1º Semestre

Salvador

2011

AGRADECIMENTOS

Eu agradeço primeiramente a Deus que iluminou meu caminho durante esta caminhada, pela nossa existência e por ter concedido em sua infinita bondade a oportunidade de concretizar um sonho.

Aos nossos pais, familiares, amigos e companheiros, por terem aceitado se privar de minha companhia pelos estudos, concedendo-me a oportunidade de realização de mais um objetivo em minha vida.

A Equipe de Professores do 2º Semestre, que em todo o processo tiveram paciência e dedicação ao passarem seus conhecimentos contribuindo para meu crescimento.

Aqueles que contribuíram diretamente e indiretamente para a conclusão deste trabalho.

RESUMO

Este trabalho foi objeto de estudo das disciplinas do curso de Ciências Contábeis do 1º Semestre e tem como objetivo analisar o aspecto geral do contexto empresarial, tendo como pilar o texto: Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas do Jornal do Comércio de 09 de fevereiro de 2011, comparando-o com as rotinas que envolvem todo o ambiente empresarial, ou seja, como a matemática ajuda e influencia a empresa, o empresario

ou todos que precisam dela como base para tomadas de decisões e que são aplicadas em diversas áreas de atuação da empresa, como contabilidade, finanças, setor de cobrança, RH,, entre outras. Há também o aspecto Jurídico a ser analisado, expondo algumas definições do que sejam pessoas relativamente e absolutamente incapazes, suas abrangências, bem como os requisitos para se constituir uma pessoas jurídica. O trabalho também tem por objetivo, desvendar a participação da contabilidade nas empresas, mostrando o conceito de alguns elementos que são partes integrantes da contabilidade, como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Palavras-chaves: Contabilidade; Aspecto Jurídico; Empresário.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------6

2- A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS----------------------------8

3- FATORES AMBIENTAIS NAS ORGANIZAÇÕES--------------------------10

4- ASPECTOS JURÍDICOS DOS EMPRESÁRIOS----------------------------12

5- A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS-----------13

6- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------14

7- REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------15

1.INTRODUÇÃO

O texto: O Cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas, retrata uma situação bastante favorável, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae do Rio grande do Sul, as micro e pequenas da região porque demonstra o quanto elas estão crescendo tanto no setor do comércio como também em serviços,

mas também a mesma pesquisa verificou que os empresários estão receosos quanto a fazer novos investimentos, com uma porcentagem pequena de empresas com o intuito de aplicação em 2011. De acordo com a pesquisa, o percentual de investimento é de 66% em melhoria das instalações, 16% em aquisição de máquinas e equipamentos e 3% em desenvolvimento de produtos. Isso demonstra que há um crescimento, mas esse aumento das vendas e serviços, não estão diretamente relacionados com as intenções de um número de empresários em aplicar seu capital de giro em seus respectivos ramos, sem contar também com a falta de interesse e até de conhecimento da real oportunidade que o evento da Copa do Mundo representa para as empresas, existindo empresários que segundo a pesquisa do Sebrae, nem começaram a pensar neste assunto(Copa do Mundo) D e acordo com a analise de campo realizada oelo Sebrae, existem além de tudo, alguns entraves que dificultam o crescimento das empresas que é a reduçõa de capital financeiro, a mão de obra não qualificada, qie inclusive hoje é um grande problema não só para a Região do Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil.

A pesquisa aponta outros fatores comparativos de desempenho de vendas, concorrência e até uma boa notícia que a inadimplência ficou estável. Em suma o que mais se verificou nesta pesquisa foi a concorrência alta, poucos trabalhadores qualificados e a grande carga tributária que realmente é um dos maiores obstaculos ao crescimento das empresas.

É com essa análise do texto o Cenário é de otimismo para as micro e pequenas

empresas que inicia-se a análise do Contexto Empresarial que é uma atividade voltada para o aprendizado dos instrumentos que compõem uma engrenagem formada por uma série de elementos e situações que visam ao empresário alcançar sua meta e chegar ao objetivo principal que é o lucro total.

Em princípio, o contexto empresarial engloba vários instrumentos que viabilizam aos empresários obterem uma visão mais clara da sua atividade empresarial e o que é ser empreendedor” e o qual tece todos os meio pelos quais os empresários percorrem para chegar a um, como foi citado acima, objetivo comum, que é a manutenção da atividade de sua empresa e a lucratividade sobre diversos cenários ambientais, favoráveis ou não. Isto porque os dirigentes das organizações buscam de toda sorte destrinchar uma gama de situações e intempéries que ocorrem nas suas empresas.

E é com esse enfoque que este trabalho tem como objetivo analisar toda uma estrutura de cenários que possibilitam a todos os usuários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com