TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração muscular

Seminário: Contração muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

A contração muscular, representa a maior parte do nosso corpo pois tudo em nossos movimentos e organismos precisamos dela, sendo assim observamos uma nova forma de observar mais sobre cada procedimento de cada movimentação que acontece em nosso corpo todos os dias.

A contração muscular, não é responsável apenas pela movimentação de músculos mais sim também pela de órgãos internos e também como a de batimentos cardíacos e outros... Essas etapas são realizadas com a necessidade de uma a outra.

contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força;

contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo . Em vez de mover a junta na direção da contração, o músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;

Contração isométrica - nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus músculos .

O cálcio tem papel fundamental na contração muscular pois ele é responsavél pela informação da sinapse do neurônio , motor e a fibra muscular esquelética .

Para músculos estriados, toda a contração (excluindo reflexos) ocorre como um resultado do esforço consciente originários no cérebro. O cérebro envia sinais, na forma de potenciais de ação, através do sistema nervoso para o neurônio motor que inerva várias fibras musculares.3 No caso de alguns reflexos, o sinal de contrato pode ter origem na medula espinhal, por meio de um ciclo de realimentação com a matéria cinzenta. Músculos involuntários, tais como o coração ou músculos lisos no intestino e no contrato de sistema vascular como um resultado da atividade do cérebro não consciente ou estímulos endógenos para o próprio músculo. Outras ações, como a locomoção, respiração e mastigação tem um aspecto de reflexo para eles: as contrações podem ser iniciadas consciente ou inconscientemente.

As contrações musculares podem ser dividas em:

Contração reflexa - ato involuntário de movimento muscular mas de músculos somáticos voluntários;

Contração tônica - contração mantida mesmo quando o músculo está "relaxado", este tipo de contração ajuda na manutenção da postura, por exemplo, do pescoço, no tônus dos dedos;

Contração isotônica dividida ainda em:

contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força;

contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo. Em vez de mover a junta na direção da contração, o músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;

Contração isométrica - nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com