TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição do Bibliotecário na Editoração de Periódicos Científicos: Um estudo de caso

Por:   •  14/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 14

A contribuição do bibliotecário na editoração de periódicos científicos: um estudo de caso

Andreia Manzato Moralez

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina “Informação: da produção ao acesso e uso” do programa de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.

Área: Cultura e Informação.

Linha: Organização da Informação e do Conhecimento.

São Paulo

2018


RESUMO

Os periódicos científicos são o maior canal de comunicação do conhecimento cientifico formal, isto porque além de publicações dinâmicas, que permitem o rápido acesso às pesquisas científicas, seguem critérios para conteúdo e forma de publicação. Também seguem critérios de indexação em bases de dados internacionais, que conferem maior visibilidade e internacionalização, em consequência, garante sua qualidade. Um dos critérios de indexação discutido atualmente é a profissionalização das equipes editoriais.  Essas equipes muitas vezes são formadas por docentes, pesquisadores, alunos de pós graduação e funcionários, todos voluntários que intercalam as funções das revistas suas com as responsabilidades na instituição, impactando na profissionalização. O bibliotecário como um profissional multidisciplinar pode agregar  à essa equipe, como muitos estudos apontam, mas a vivência profissional levanta uma necessidade de se verificar se sua participação numa equipe editorial de periódicos científicos é inerente às suas capacidades técnicas e de formação ou se suas competências diversas diferem na profissionalização da equipe e consequentemente no crescimento do periódico. Com essa observação, este estudo pretende analisar a participação (ou se há participação) do bibliotecário nas equipes editoriais de periódicos brasileiros, e a importância de sua atuação para a editoração científica; mapear suas contribuições e verificar se estão ou não ligadas à qualificação e internacionalização desses periódicos.

Palavras-chave: Bibliotecários. Periódicos científicos. Editoração Científica. Equipe Editorial.


SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        5

REFERENCIAL TEÓRICO        5

METODOLOGIA        9

CRONOGRAMA        11

CONSIDERAÇÕES        11

REFERENCIAS        11


INTRODUÇÃO

Os periódicos científicos são o maior canal de comunicação do conhecimento cientifico formal, isto porque além de publicações dinâmicas, que permitem o rápido acesso às pesquisas científicas, seguem critérios para conteúdo e forma de publicação.

Dentre esses critérios estão as indexações em bases de dados internacionais, que conferem maior credibilidade e visibilidade aos periódicos, mas com o crescimento do número de títulos de periódicos, essa indexação tornou-se seletiva, criando seus próprios critérios de seleção. Esses critérios vão se refinando a medida que os periódicos crescem e se qualificam, quase como um círculo vicioso.

Atualmente, um dos critérios discutidos que influenciam na indexação em bases de dados internacionais é a profissionalização das equipes editoriais. Essas equipes, considerando os periódicos nacionais, muitas vezes são voluntárias e constituídas por docentes, pesquisadores, alunos de pós graduação e funcionários das instituições às quais os periódicos pertencem. Sendo assim, as funções exercidas numa revista científica são, muitas vezes, intercaladas com as responsabilidades da função na instituição, impactando na profissionalização. Como relata Shinkai (2011, p. 242):

Muitas vezes, os periódicos são publicados por editoras universitárias ou empresas terceirizadas de pequeno ou médio porte, cujo pessoal técnico dificilmente tem formação especializada na produção de periódicos segundo padrões internacionais de editoração eletrônica. Um reflexo desses pontos críticos é a relativa falta de profissionalização do processo editorial.

O bibliotecário se encaixa no processo como um profissional com diversas competências e habilidades, capaz de contribuir no processo de produção editorial de periódicos científicos aplicando conhecimentos específicos da sua área, bem como conhecimentos relacionados a outras áreas profissionais, apresentando uma maior complexidade de atuação. (SANTANA; FRANCELIN, 2016).

Esse e outros estudos comprovam as importantes contribuições do bibliotecário para o conhecimento científico através de sua atuação na editoração dos periódicos científicos. Porém, a vivencia profissional levanta uma necessidade de se verificar se sua participação numa equipe editorial de periódicos científicos é inerente às suas capacidades técnicas e de formação ou se suas competências diversas diferem na profissionalização da equipe e consequentemente no crescimento do periódico.

O perfil multidisciplinar do bibliotecário sugere habilidades e competências diversas e o coloca em posição de Editor Executivo[1] dos periódicos científicos. Através do mapeamento de suas atividades, é possível formalizar o papel do bibliotecário na Editoração Científica. Desta forma, contribuímos com a divulgação dessa área de atuação profissional, bem como com a profissionalização da equipe editorial, sendo essa profissionalização, um dos critérios de avaliação e internacionalização de periódicos.

OBJETIVOS

Geral

O estudo pretende analisar a participação (ou se há participação) do bibliotecário nas equipes editoriais de periódicos brasileiros e a importância de sua atuação para a editoração científica; mapear suas contribuições e verificar se estão ou não ligadas à qualificação e internacionalização desses periódicos.

Específicos

  • Os estudos sobre atuação profissional do bibliotecário apontam suas contribuições para a comunicação científica e categorizam as funções do mesmo nas equipes editoriais. É fato que nas últimas décadas houve um reconhecimento dessas contribuições e o profissional tem estado cada vez mais inserido nas equipes. Esse reconhecimento é consolidado como competência do bibliotecário na editoração científica?
  • Em termos de profissionalização das equipes editoriais, o bibliotecário desenvolve atividades que diferenciam e elevam o nível das equipes?
  • Qual a influência da atuação de bibliotecários inseridos nas equipes editoriais para a qualificação e indexação dos periódicos estudados, enquadrados em vários níveis do Estrato Qualis/CAPES?

REFERENCIAL TEÓRICO

A comunicação científica é um processo inerente ao fazer científico, e sua relevância sempre foi reconhecida pelos cientistas que, ao longo dos tempos, instituíram diferentes canais de intercâmbio. (OLIVEIRA, 2005). Os periódicos científicos são, na atualidade, a maior ferramenta de comunicação do conhecimento cientifico formal devido sua dinâmica de funcionamento, agilidade na divulgação das descobertas, alcance e qualidade das publicações, além de se basearem em regras específicas e padrões éticos preservando a integridade da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com