TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conversão Polegada Milimetro

Trabalho Universitário: Conversão Polegada Milimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

CITAÇÃO EM TRABALHOS ACADÊMICOS

A citação é uma menção de uma informação colhida em outra fonte. Pode ser uma transcrição ou paráfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral, que se revela útil para sustentar o que é afirmado pelo autor em seu trabalho. A citação pode aparecer no corpo do texto ou em nota de rodapé. Entre os tipos de citações temos:

• CITAÇÃO DIRETA - é a transcrição fiel do texto original. No entanto, há duas formas de se fazer citações diretas nos textos. Observe as explicações que seguem abaixo:

 Citação Direta de até três linhas - aparece citada no corpo do texto entre aspas e sem recuo de 4 cm da margem direita.

Exemplo de citação direta com até três linhas

A palavra motivação origina-se do latim "movere", que significa mover. "Essa origem da palavra encerra a noção de dinâmica ou de ação que é a principal tônica dessa função particular da vida psíquica". (BERGAMINI, 1998, p.31). Genericamente, motivação envolve as causas ou motivos que estimulam determinados comportamentos. As organizações procuram aprofundar-se em conhecimentos que decodificam como as pessoas podem ser motivadas.

 Citação Direta de mais de três linhas - aparece citada no texto sem o uso das aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com uma letra menor que a do texto (por exemplo texto letra 12, citação letra 11) e com espaçamento simples.

Exemplo de citação direta com mais de três linhas

Motivar as pessoas, embora seja também importante satisfazer as necessidades de níveis mais baixos (isto é, remover os fatores que levam à insatisfação), é crucial atender às necessidades de níveis mais elevados por meio do fornecimento de fatores adequados que levem à satisfação. (KONDO, 1994, p.19).

• CITAÇÃO INDIRETA - consiste num resumo ou paráfrase de um trecho de determinada obra.

Exemplo de citação indireta

Segundo Vergara (2000) uma investigação deve apresentar em seus procedimentos metodológicos uma classificação abrangendo dois critérios básicos: os fins e os meios.

OU

Para Sylvia Constant Vergara (2000) uma investigação deve apresentar em seus procedimentos metodológicos uma classificação abrangendo dois critérios básicos: os fins e os meios.

• CITAÇÃO DE CITAÇÃO (USO DO APUD) - refere-se às idéias de um autor citado por outro, isto ocorre, quando fazemos uma citação que já é uma citação no texto consultado. Essa forma de citação deve ser utilizada somente quando não for possível ter acesso ao documento original.

Exemplo de citação da citação (apud)

“O trabalho monográfico deve ser caracterizado mais pela unicidade e delimitação do tema investigado e pela profundidade do tratamento dos dados coletados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com