TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correlação e análise dos princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna

Tese: Correlação e análise dos princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

01: Relacione e análise os princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna.

R: Dentre os princípios relacionados e estabelecidos pela bioética moderna, podemos por em destaque duas grandes categorias muito importante na vida de cada cidadão, a unicidade e a alteridade.

Unicidade: Podemos afirmar de forma direta que a pessoa é de certa maneira ela mesma. Uma pessoa diferente, peculiar em relação aos outros seres humanos, ou seja, uma pessoa indivisa que possui uma forte presença do seu núcleo espiritual. Nessa categoria o individuo busca aprender a ser pessoa, o que significa ter autonomia racional para então atuar de certa forma, independente, ou seja, ser dono de seus atos morais, poder ser um perante o mundo. Mas para o ser conseguir ser pessoa e alcançar cumprir com suas metas e objetivos,ele precisa ter dois passos importantes na sua vida ou no inicio de sua carreira profissional,os quais são:

.Ser um, desde uma perspectiva ontológica.

.Ser único diante dos seres da natureza e das outras pessoas.

Assim podemos dizer que a individualidade ontológica é a que possibilita a personalidade.

Alteridade: Nesta categoria o homem aprende a não ser um ser fechado a si mesmo, pois se ele se fechar ira desaparecer. O ser humano é um ser aberto a sociedade e a comunidade. Também Vale lembrar que o ser humano necessita de ter contato com o outro e com o mundo,isso facilita o seu desenvolvimento na vida profissional e no mundo das ciências.

Essas duas categorias são de certa maneira fundamentais para esta buscando entender o homem, pelo o seu jeito, seu modo de agir, de pensar e o mais importante, seu comportamento.

Outro fato importante é que não devemos esquecer que há outros autores que descrevem outras categorias, as quais são: alteridade, diferenciação, dialética, metafísica e totalidade.

Vale lembrar também de uma característica central de existência, a qual podemos identificar como liberdade: a pessoa não se encontra determinada pela força da natureza.

O homem é o único ser especial que possui contínua liberdade de decisão, apesar de todos os vínculos. As pulsões existem, mas de forma pensada, a genética esta presente, mas de forma assumida.

A liberdade é uma dimensão essencial e nela o homem é considerado um ser sujeito de responsabilidades e direitos. Assim o individuo se torna um ser livre, podendo ser responsável ou não.

O ser humano é o único que possui uma boa possibilidade de agir ou não agir, podendo fazer isto ou aquilo, de praticar atos pensados e deliberados e assumir responsabilidades, pois o se humano possui uma grande capacidade de mudar, de transformar sua vida e ver o mundo de forma diferente.

A liberdade deve ser vista como um caminho para progredir em direção a plena humanidade, podendo transformar a sociedade justa e equitativa. Nesse principio surge também um fato muito importante, a liberdade para, é uma ferramenta que o homem dispõe para forjar seu caminho ou destino, de certa maneira, nunca pode ser vista como condição para estabelecer um mundo arbitrário. Outro fato importante é que não tem capacidade de ter liberdade sem condição ética e sem responsabilidades, pois a liberdade é da pessoa e traz uma dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com