TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida De Rua

Artigos Científicos: Corrida De Rua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

1. Introdução Pag.

2. Objetivos Pag.

2.1 Objetivo geral Pag.

2.2 Objetivo específico Pag.

3. Revisão de Literatura Pag.

4. Procedimentos Metodológicos Pag.

4.1 Amostra Pag.

4.2. Instrumentos Pag.

4.3. Recursos materiais Pag.

4.4. Recursos humanos Pag.

4.5. Recursos financeiros Pag.

5. Cronograma Pag.

6. Referencias Pag.

7. Anexos Pag.

7.1. Anexo I – Termo de consentimento livre e esclarecido Pag.

7.2. Anexo II – Questionário Pag.

1. INTRODUÇÃO

O nosso projeto visa mostrar os beneficios da prática corrida de rua, mais concretamente analizando a frequencia de lesoes, melhoras fisicas (cardiovasculares) nos praticantes, qualidade de vida e em adendo, dados sobre a corrida de rua, com qual objetivo surgiu e de onde veio. Atualmente houve um aumento na pratica e na procura desse esporte, que tem se tornado muito comum, entre as varias faixas etárias, devido a fácil pratica, não tem exigencias de ambiente, podendo ser praticado em qualquer tipo de terreno, respeitando apenas o limite do próprio praticante. Através de um questionario seram retirados dados para conclusão do estudo, mostrando em pratica e teoricamente, os beneficios da prática de corrida de rua.

O estudo está organizado em 3 capitulos, sendo assim, cada capitulo trata de um assunto especifico. O primeiro trata sobre a historia, origem e de onde veio a corrida de rua, já no segundo capitulo é retratada a pratica e seas consequencia, como exemplo, lesoes, aumento na qualidade de vida, procura, publico e as diferentes caracteriscticas de seus praticante. E no terceiro o ultimo capitulo, sera abordado o tema “Treinamento”, onde apresenta dados de como podemos realizar um bom treino.

A metodologia ultilizada foi uma amostra de 20 participantes de corrida de rua que responderam ao questionario, tornando assim possível o estudo do resultados, e alguns estudos e artigos, retirados da internet, ultilizamos também um livro.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral:

Analisar a qualidade de vida em praticantes de corrida de rua.

2.2. Objetivo específico:

Avaliar fatores que influenciam a prática de corrida de rua, pesquisar aspectos relevantes entre a prática de corrida de rua e suas relações com a qualidade de vida de seus praticantes.

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 HISTÓRICO DA CORRIDA DE RUA

As Corridas de Rua surgiram na Inglaterra no século XVIII onde tornaram-se bastante popular, posteriormente, a modalidade expandiu-se para o resto da Europa e Estados Unidos.

No final do século XIX as Corridas de Rua ganharam impulso depois do grande sucesso da primeira Maratona Olímpica popularizando-se particularmente nos Estados Unidos.

Segundo Ao longo do tempo a corrida se transformou e hoje podemos falar em corridas, formas destinadas de praticas de uma mesma de atividade. As distancias percorridas variam de 100 metros de 100 quilômetros.

Essas corridas acontecem em ruas, parques, e estradas em espaço públicos nas maioria das vezes, as medidas padrão estabelecida pela Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) é de 5km a 100km como distancias oficiais variando.

De acordo com Noakes (1991) as corridas pedestres modernas tem origem nos mensageiros, gregos e romanos inicialmente, depois na Grã-Bretanha, por volta do ano 1000 e no restante da Europa e na Turquia a partir do século XV. No final do século XVII, com a melhora nas condições das estradas as noticias deixaram de ser transportadas a pé e os mensageiros se tornaram corredores.

Hoje as Corridas de Rua são bem populares em todo o mundo. São praticadas em sua grande maioria por atletas amadores que buscam melhorar e aumentar sua qualidade de vida através da prática esportiva. Na última década, houve um aumento significativo do número de praticantes, tanto no mundo como no Brasil.

No Brasil também existiam provas pedestres no inicio do século XX, realizadas de forma esporádicas. Casper Libero, jornalista de A Gazeta, inspirando numa prova noturna francesa, instituiu a prova que tomaria a mais tradicional do atletismo brasileiro, a Corrida de São Silvestre. Disputada pela primeira vez em 31 de Dezembro de 1925, com largada as 23:40h, classificou 60 atletas. Chegaram ao final da 83´ Corrida Internacional de São Silvestre, em 31 de Dezembro de 2007, 16.327 participantes.

A Corrida São Silvestre, inicialmente disputada apenas por brasileiros, passou as ser Corrida Internacional de São Silvestre em 1945, quando pela primeira vez admitiu corredores sul-americanos. Desde 1947 aceita inscrições de atletas do mundo todo.

E com isso a corrida de rua foi se popularizando cada vez mais crescendo no mundo todo, por busca de qualidade de vida, estética e bem estar, pois hoje em dia a maioria da população pratica esse esporte, onde entra todos os gêneros crianças, adultos e idosos e etc. Cada um no seu jeito em seu ritmo corridas até mesmo por lazer.

3.2 BENEFÍCIOS , QUALIDADE DE VIDA E RISCOS

O exercício físico é usualmente associado com o bem-estar de seus praticantes, dentre as varias modalidades, a corrida se apresenta como uma modalidade contendo muitos adeptos, tanto pela facilidade em praticar, quanto o baixo custo e beneficios para saude.

Os individuos que praticam a modalidade, seja competitiva ou recreativa, estão expostos aos eventuais riscos associados.

De acordo com os autores Bennell e Crossley a realização de exericicios de maneira exaustiva, sem orientação ou de forma inadequada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com