TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura de aveia

Projeto de pesquisa: Cultura de aveia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A cultura da aveia tem uma grande importância dentro do sistema de produção de grãos no sul do Brasil, caracterizando-se por ser uma excelente alternativa para o cultivo de inverno e para o sistema de rotação de culturas, pois pode ser inserida conforme a necessidade dos produtores.Usada como produção de grãos, na alimentação humana e animal e como forrageira para cobertura do solo.

2. CARACTERÍSTICAS

A aveia é uma planta da família das gramíneas, como milho, o trigo e os capins. Ela divide-se em três espécies:

Aveia preta – Avena strigosa, Aveia amarela – avena bysantina e Aveia branca- avena sativa.

3. AVEIA PRETA

Avena strigosa S.

3.1. Características

A aveia preta é uma gramínea de clima temperado e subtropical, anual, de hábito ereto, com desenvolvimento uniforme e bom perfilhamento. A produção de sementes varia de 600 a 1.600 quilos/hectare.

Apresenta excelente valor nutritivo, podendo atingir até 26% de proteína bruta no início de pastejo, com boa palatabilidade e digestibilidade (60% a 80%).

Tem sua origem na Europa, tem se adaptado bem na região sul do Brasil e nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. A aveia preta é bastante conhecida pelos produtores de leite e carne como pastagem temporária de inverno.

É uma planta atóxica aos animais em qualquer estádio vegetativo. A produtividade varia de 10 t a 30 t de massa verde/hectare, com duas t/ha a Seis t/ha de matéria seca. Adapta-se bem a vários tipos de solo, não tolerando baixa fertilidade, excesso de umidade e temperaturas altas. Responde muito bem à adubação, principalmente com nitrogênio e fósforo. Suporta o estresse hídrico e geadas.

Sua utilização pode ser, tanto para o pastejo, como para silagem e fenação e para adubação verde.

4. AVEIA BRANCA

Avena sativa L.

4.1. Características

A aveia branca, além de ter todas as utilidades da aveia preta, é uma excelente produtora de grãos, é cultivada tanto para a produção de grãos para alimentação humana e animal como pastejo.

A aveia branca é preferida em produção de grãos, pois produz alimentos ricos em fibras *, vitaminas e minerais, indispensáveis em dietas para todas as idades.

É cultivada em toda a região sul, mas a produção local não chega a atender a necessidade do país em grãos para a alimentação animal ou para suprir as indústrias.

Dentro da alimentação animal pode ser consumida descascada ou com casca. Para eqüídeos deve ser esmagado, o que aumenta a sua digestibilidade. Na formulação de rações, pode ser desintegrada com ou sem casca, dependendo da espécie a ser consumida e do nível de fibra ou energia que se deseja. Para pássaros ela pode ser fornecida com casca ou descascada, dependendo da espécie.

A aveia branca caracteriza-se por possuir um grão maior do que o grão da aveia preta.

É uma planta menos rústica do que a aveia preta, mais exigente em fertilidade de solo e com menor resistência a períodos de estiagem.

* Pesquisas recentes confirmam a importância do consumo de fibras alimentares associadas a vitaminas. A aveia em flocos possui 10,5 % de fibras e o farelo 15,9.

4.2. Características nutricionais

Os cereais normalmente consumidos têm concentração protéica que varia de 6 a 18%. Os grãos de aveia têm um dos mais altos teores de proteínas, com valores médios entre 15 a 20%, se comparado a outros cereais, possui uma maior porcentagem de lipídios que a maioria dos cereais. O benefício mais evidente do consumo da aveia na alimentação humana é a sua eficiência na redução dos níveis de colesterol, quando parte de uma dieta equilibrada.

Do processamento da aveia branca podemos obter os seguintes produtos:

- Flocos inteiros: usado principalmente na produção de granola, cereais em barra e na panificação.

- Flocos médios e finos: usado na produção caseira de mingaus e sopas.

- Farelo: usado para mingaus, pães, bolachas e na alimentação de pessoas com hipercolesterolemia.

- Farinha: usada em panificação, confeitaria e me mingaus para bebê.

4.3. Produção

A produção mundial de aveia se mantém em 50 milhões de toneladas por ano. Os maiores produtores são: Rússia, EUA, Canadá, Alemanha, Polônia, Finlândia e Austrália. É cultivada para vários propósitos; pastagens, forragem e grãos. A produção mundial é distribuída da seguinte maneira: 78% para a produção animal, 18% para alimentação humana e 4% para o uso industrial, de sementes e exportação.

No Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com