TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Prevenção De Drogas Trabalho módulo 1

Casos: Curso Prevenção De Drogas Trabalho módulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

*UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA*

*Curso de Extensão - Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas

Públicas*

*Tutor (a):*Lívia Helena Colle – Grupo 73

*Nome da Escola que atua:*Escola Municipal Lucas Machado de Paula –Educação Infantil e Ensino Fundamental –Marialva- Paraná

*Cursistas:*

1-Amanda Regina Miranda Manha

2-Ana Paula Campos de Azevedo

3-Danielle Cristine Borrin

4-Edina Chorro Barião

5-Elaine Cristina Andreazzi Máximo

6-Elaine Vinhaes Espajari

7- Gislaine Regina Camargo

8- Maria Carolina Aldrovandi Aldrigue

9-Margareth Jovedi Castro Bonifácio

10-Patricia Regina Seter

11-Valéria Escorce Ferracin

PROJETO ANTIDROGAS NA ESCOLA

ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO

1 - JUSTIFICATIVA

A Escola é um ambiente ideal para implantação de ações preventivas, uma vez que, na maioria dos casos, é na adolescência que o ser humano tem seu primeiro contato com psicotrópicos.

“Além disso, na Escola a criança, o adolescente e o jovem passam grande parte do seu dia e lá estão abertos ao aprendizado, continuamente estimulados ao conhecimento do mundo ao seu redor”.

Ela tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio da criança e do adolescente, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade.

A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da Escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata- se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase ás consequências como a doença e as drogas, por exemplo, infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade, que vem trazendo consequências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.

2 - OBJETIVO GERAL:

Promover, por meio do projeto ANTIDROGAS o envolvimento de todos os segmentos da Escola, o esclarecimento sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas, bem como incentivar, por meio da linguagem visual, informativa e musical, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pela criança.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Com o projeto, a Escola Municipal Lucas Machado de Paula visa:

*Alertar sobre os riscos do envolvimento das drogas (lícitas),conscientizando sobre a importância de se manter longe delas e das atitudes que geram, podendo levar a violência.

*Orientar os alunos sobre os perigos do uso do cigarro e do álcool na sociedade, especificamente no grupo em que se insere.

*Refletir sobre o uso do álcool e do cigarro em ambientes familiares, analisando os reflexos que essa rotina pode causar dentro da família.

*Discutir sobre as doenças que a utilização dessas substâncias pode causar

4 - CONHECENDO O EDUCANDO.

A faixa etária predominante dos nossos alunos é de 3 a 14 anos, sendo que tem mais homens do que mulheres, essa distribuição é equilibrada.

Os estudantes residem próximos da Escola, os mesmos tem um bom relacionamento com funcionários e professores.

A comunidade na qual a escola está inserida é de nível sócioeconômico baixo, com um número grande de desempregados, e boa parte de assalariados com baixo nível de escolaridade.

As famílias da comunidade, em sua maioria desestruturada, acabam por delegar a escola sua responsabilidade na educação de seus filhos, colocando-se alheios a sua responsabilidade de pais, não se envolvendo nas atividades realizadas pela escola, e pouco se imteressando pelo acompanhamento da vida escolar de suas crianças.

5 - AÇÕES QUE SERÃO VIABILIZADAS PELO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

No Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, a ação é preventiva:

*Prevenção Primária: tem a finalidade de evitar que o uso indevido de drogas se instale. Por um lado, é encaminhada para diminuir ao máximo a possibilidade de que os jovens consumam drogas, e por outro lado, a lograr a máxima integração ecológica em seus ambientes.

Assim que, se propõe uma estratégia de intervenção dupla:

Tentar mudanças nos indivíduos e nos seus contextos (família, escola, bairro...).

Tentar mudar os fatores determinantes que perturbam o pleno desenvolvimento psicossocial (fatores econômicos, culturais, educativos, sanitários...).

Algumas ações preventivas já são feitas, como o Programa Educacional de Resistência ás Drogas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com