TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Logística Projeto Integrador Etapa II Aluno - Alinaldo Pinho Santos

Por:   •  29/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 5

Curso Técnico em Logística Projeto Integrador Etapa II Aluno - Alinaldo Pinho Santos[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  1. OBJETIVO

O objetivo da rotina de Compra e Orçamento é otimizar a gestão de estoque e a saúde financeira do supermercado "O Novo Varejo". Isso envolve uma aquisição eficiente e estratégica de mercadorias, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis para atender às demandas dos clientes, ao mesmo tempo em que minimiza o excesso de estoque e reduz custos. Além disso, busca estabelecer uma base financeira sólida para promover a eficiência financeira e o crescimento sustentável. Isso inclui o desenvolvimento de orçamentos abrangentes, o acompanhamento rigoroso das despesas e receitas, a alocação eficiente de recursos para atender às metas de cada departamento e o planejamento financeiro estratégico a médio e longo prazo. O objetivo final, é garantir que o supermercado busque manter uma seleção diversificada de produtos de alta qualidade garantindo a satisfação do cliente como também permanecendo financeiramente saudável, capaz de atender às necessidades de todos, atingindo os seus objetivos de expansão e inovação.

  1. APLICAÇÃO

A gestão eficaz de compras e orçamentos é um pilar essencial para o supermercado “O Novo Varejo”. Isso envolve uma série de setores e pessoas que desempenham papéis cruciais para atingir os objetivos pretendidos. A integração desses setores e pessoas é fundamental para a gestão eficaz de compras e orçamentos no supermercado varejista.

Setor de Compras: Responsável por identificar as necessidades de estoque, negociar com fornecedores e fazer pedidos de compra.

Fornecedores: Desempenham um papel vital na operação. Fornecem os produtos essenciais que o supermercado adquire para atender às necessidades dos clientes. Eles são a espinha dorsal da cadeia de suprimentos, fornecendo uma ampla gama de mercadorias, desde alimentos perecíveis até produtos de higiene e limpeza.

Equipe de Logística: Recebe, verifica e faz a conferência dos produtos entregues e encaminha-os para a área de armazenamento.

Setor Financeiro: Responsável pela gestão das finanças do supermercado, na elaboração de orçamentos e relatórios financeiros. Definir também as metas financeiras de médio e longo prazo, aprovando estratégias de crescimento e inovação e supervisionar a execução dos planos financeiros.

Gerente de Departamento: Colaboram na alocação de recursos para suas áreas específicas.

  1. DEFINIÇÕES

A gestão eficaz de compras e orçamentos no contexto do supermercado O Novo Varejo, requer uma compreensão precisa e aprofundada de diversos termos e conceitos cruciais. Abrangendo desde a avaliação precisa das necessidades de estoque até o planejamento estratégico que alinha o orçamento com os objetivos de longo prazo do supermercado. Cada item, desempenha um papel fundamental na busca contínua de excelência, eficiência financeira e satisfação dos clientes, fornecendo uma base sólida para a gestão de compras e orçamentos.

Avaliação das Necessidades: A identificação precisa das necessidades de estoque, com base na demanda dos clientes e históricos de vendas.

Negociação Eficiente: Uma negociação eficaz com fornecedores para obter preços competitivos e garantir a qualidade dos produtos.

Registros Precisos: Documentação completa e precisa de todos os pedidos de compra, incluindo detalhes, datas de entrega, previsões e custos.

Elaboração de Orçamento: A criação de um orçamento detalhado que inclui todas as despesas e receitas esperadas.

Acompanhamento Contínuo: A monitorização constante do desempenho financeiro em relação ao orçamento, com a identificação de desvios e ações corretivas.

Planejamento Estratégico: O alinhamento do orçamento com os objetivos de longo prazo do supermercado, garantindo o crescimento sustentável.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO[pic 4]

MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Otimizando o Armazenamento e o Controle Logístico do Supermercado O Novo Varejo (Rotinas de Controle e Organização do Armazém).

  1. OBJETIVO

A gestão eficaz do estoque tem como objetivo principal garantir que o supermercado O Novo Varejo mantenha um estoque organizado, acessível e eficiente. Isso envolve a otimização do espaço de armazenamento, a minimização de perdas, a manutenção da qualidade dos produtos e o atendimento rápido às demandas dos clientes. O controle e organização do armazém visa aprimorar a eficiência operacional, minimizar custos, garantir a satisfação do cliente e manter um ambiente de trabalho seguro para a equipe. Além disso, busca fortalecer a capacidade do supermercado em enfrentar os desafios do mercado, como flutuações na demanda, sazonalidade e expansão, permitindo uma resposta ágil às mudanças nas necessidades dos clientes e do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com