TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo Logísticos

Pesquisas Acadêmicas: Custo Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário.

1. Introdução.

2. Apresentação da Empresa.

3. Função da Armazenagem e seu Custeio.

4. Transporte Rodoviário.

5. Transporte Aéreo.

6. Transporte Ferroviário.

6.1. Vantagens.

6.2. Desvantagem.

7. Transporte Duto Viário.

7.1. Vantagens do Transporte Duto Viário.

7.2. Desvantagens do Transporte Duto Viário.

8. Custos para as Empresas Usuárias e Fabricantes de Embalagem.

1. Introdução.

Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional. Aumento das variedades de produtos, entregas mais freqüentes, menores tempos de atendimento, menor tolerância a erros de separação de pedidos e pressões para redução dos níveis de estoque, são alguns dos principais drivers da complexidade. Uma das conseqüências deste fenômeno é que alguns componentes do custo logístico, até então pouco significativos, como por exemplo, os de armazenagem, passam ater uma participação importante. Tudo isto tem empurrado as empresas na direção de um contínuo processo de modernização, tanto tecnológico, quanto gerencial. A necessidade de uma alocação mais precisa e confiável tem como contrapartida uma maior sofisticação e complexidade contábil. Isto sinaliza a necessidade de ser criterioso no momento de decidir sobre o nível de detalhamento e sofisticação do sistema de custeio. Simplificações podem e devem ser feitas a fim de que o sistema de custeio não se torne demasiadamente caro e trabalhoso. Uma maior atenção deve ser dada na escolha dos critérios de alocação e nas suas revisões periódicas, que podem trazer benefícios significativos com pouco ônus para empresa.

É importante deixar clara a diferença entre custos de estoque e armazenagem. São considerados custos de armazenagem os que se referem ao acondicionamento dos bens e a sua movimentação, como por exemplo: aluguel do armazém, mão-de-obra, depreciação dos equipamentos etc, enquanto, os custos referentes aos bens, produzidos ou comercializados, propriamente dito, como o custo financeiro de estoque e o custo de perdas devido a roubo, obsolescência e avarias.

2. Apresentação da Empresa.

Para a elaboração desta etapa da ATPS escolhemos uma pequena empresa voltada para a área de comercio de bebidas, que esta localizada na Rua Francisco Claudino Ferreira n° 1096 no bairro Sítio Cercado na Cidade de Curitiba Paraná, inscrita no CNPJ e na inscrição estadual , com razão social de Claudio Salamaia Comercio de Bebidas ME, com nome fantasia de Distribuidora de Bebidas São Lucas.

A Distribuidora São Lucas tem sua própria estrutura física onde é dividido em loja e deposito e também é proprietária de três veículos que são utilizados para realizar as entregas de mercadorias que são feitas através de um sistema de “Disk Entregas”, conta também com o apoio de três funcionários que realizam estas entregas.

Os produtos que a São Lucas comercializa chega até seu endereço através de transporte terceirizado (Transportadoras), e os valores desses transportes refletem diretamente no valor da mercadoria. Os custos com o estoque é basicamente o valor do IPTU do imóvel, esse custo é somado juntamente com os gastos operacionais como: salário dos funcionários, telefone, água, energia, IPVA dos veículos, combustível, tributários e com o serviço de contabilidade tendo visto que a contabilidade é feita por uma empresa terceirizada especializada em contabilidade. Esses gastos representam 10% do faturamento da empresa.

3. Função da armazenagem e o papel do seu custeio

A Estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação dos materiais. Dentro de um armazém, podem existir vários pontos de estocagem. A estocagem é parte integrante da armazenagem.

A atividade de armazenagem não vem sendo tratada com a devida atenção pelos sistemas de custeio, nem mesmo pelos sistemas gerenciais. Normalmente, esses custos são agrupados a um único centro de custos e alocados aos produtos, ou mesmo aos clientes, com base no faturamento ou no volume de vendas. Até mesmo as empresas que utilizam o sistema de custeio ABC (Activity Based Costing) tendem a alocar seus custos de armazenagem com base nos critérios de faturamento ou volume.

Essa prática de alocação sempre gerou distorções. No entanto, no passado, esses custos não eram tão relevantes e, portanto não tinham grande influência no resultado final. As indústrias têm acompanhado a tendência de mercado de ampliar a gama de itens produzidos e aumentar a freqüência de entregas. Como resultado dessas transformações, ocorre um aumento do número de pedidos processados e a mudança no perfil desses pedidos. Grandes pedidos estão sendo substituídos por muitos pequenos pedidos com grande variedade de itens. Assim, torna-se necessário o investimento em novas tecnologias de gerenciamento, movimentação e separação de materiais.

No varejo, os custos de armazenagem também são bastante representativos, não há dúvidas sobre a relevância dos custos associados ao espaço em gôndola e a reposição de mercadorias.

Além das transformações nos sistemas clássicos de armazenagem da indústria e do varejo, a necessidade por informações mais precisas vem fazendo com que os sistemas de custeio deixem de atender às expectativas. A busca por maior clareza das informações surge da dificuldade de se gerenciar a carteira de produtos diante das pequenas margens de contribuição e da grande variedade de itens.

Para superar essas dificuldades é necessário que as melhorias dos sistemas de custeio sejam resultado do esforço conjunto do pessoal da armazenagem com a controladoria da empresa. É fundamental conciliar o conhecimento da operação com uma sólida base conceitual sobre custos.

A grande maioria dos custos de armazenagem como aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação, são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com