TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Gestão do Conhecimento (GC) é a união de vários processos que comanda a criação, difusão e prática de conhecimentos, no entanto, somente a pouco tempo ela começou a ser utilizada como um fator importante nas organizações, se fortalecendo e modelando de acordo com cada organização.

A GC deve ser praticada no dia a dia das organizações, sempre focando o conhecimento e sua troca, isso pode ser verificado mais claramente na Espiral do Conhecimento, na qual há interação entre conhecimento tácito e conhecimento explícito, assim a criação do conhecimento é uma espiral, onde se inicia em um nível individual e vai subindo, atravessando assim, limites departamentais e organizacionais.

Muitas vezes o conceito do ambiente “BA” favorece esta integração, a troca de conhecimentos, mas para isso ele tem que ser energizado e auto-organizado.

Inovação também deve estar atribuída ao processo de GC, pois a globalização está tornando a comunicação e informação cada vez mais acessível e o processo de inovação mais rápido.

Cluster é um processo de gerenciamento do conhecimento onde estuda-se as estratégias visando a melhoria e aumento da competividade em busca do sucesso prolongado da organização.

1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento é um conjunto de estratégias utilizadas para criar, ter, dividir e usar do conhecimento que garantem as informações para auxiliar na criação de idéias, solução de problemas e decisões, podendo ser considerado como uma nova prática gerencial que visa o aumento da competividade das empresas.

O conhecimento em si não pode ser diretamente gerenciado. Para entender isso é importante lembrar que gerenciar conhecimento é bem diferente de gerenciar informações e dados. Conhecimento, de fato só existe na cabeça das pessoas. Portanto, é algo “invisível” e um pouco abstrato para a maior parte das pessoas que aprenderam a gerenciar “coisas”. Do ponto de vista da organização, o que importa são as manifestações do conhecimento de cada indivíduo que, com suas ações e decisões, agregam valor aos processos de que participa. Mapear conhecimento é uma atividade de alta relevância para o processo da gestão do conhecimento como um todo, pois a partir dela se estabelece o foco dos recursos das informações a serem trabalhados pelas demais atividades do processo. É interessante entender que há um conjunto muito amplo de informações possíveis de serem trabalhadas nas organizações, mas a viabilidade técnica, financeira e temporal exige que se defina apenas um pequeno subconjunto de informações. Estas devem ser estratégicas, isto é, críticas e necessárias ao alcance dos objetivos da organização.

A empresa que identifica a importância de gerir seus conhecimentos por meio de um processo específico é aquela que já apresenta um nível de maturidade. A definição da estratégia para o recurso conhecimento é um dos primeiros passos efetivos que a organização dá no sentido de sair apenas do discurso da informação como um ativo organizacional para sua gestão efetiva.

A gestão do conhecimento significa disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com