TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES

Artigo: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 8

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES

O projeto foi iniciado no mês de agosto de 2008 com a elaboração da proposta e levantamento das fontes de pesquisa. Começamos pela escolha do tema, feita em grupo e posteriormente a escolha do título, feita individualmente.

O tema escolhido pelo meu grupo foi: “O brincar: fonte de ensino e aprendizagem na EI”. De acordo com esse tema, escolhi o título do projeto: “A inserção de brinquedos e brincadeiras na rotina da EI”.

A escolha tanto do tema como do título, foi baseada nos estudos de todas as áreas temáticas, principalmente FE e OTP, que falam muito do importante papel das brincadeiras no aprendizado e no desenvolvimento da criança. Esse assunto chamou-me bastante atenção, pois na minha prática as brincadeiras eram consideradas como atividades secundárias, isto é, as crianças só poderiam brincar na hora do recreio ou quando sobrava tempo no final das atividades. E se por acaso, as crianças levassem algum brinquedo para a sala, eu não dava a mínima importância e às vezes até pedia para elas não levarem mais, pois só servia para atrapalhar a aula. Enfim, ainda não conhecia a necessidade que as crianças tinham de aprender brincando, e que através das brincadeiras é mais fácil observá-las. Como enfatiza o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998:28):

“Por meio das brincadeiras os professores podem observar e construir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem”.

Por outro lado, o que desfavorecia um pouco a minha prática, era a falta de conhecimento de brincadeiras variadas que pudessem ser inseridas no ensino, além da falta de parceria entre os profissionais da escola que, pelo que pude observar, ainda não têm consciência da importância de ensinar brincando. Para eles, na escola é necessário acima de tudo, o estudar (aprender a ler e escrever).

A partir de então, surgiu a necessidade de estar mais informada sobre esse assunto, iniciando pela questão problema: “Qual a importância das brincadeiras e como inseri-las no ensino da EI?” Acredito que encontrando respostas necessárias para essa questão, estarei preparada para tentar solucionar este problema, procurando sensibilizar os demais funcionários da escola e também os pais das crianças sobre a importância do brincar na EI. Além disso, estarei pronta para promover um ensino mais completo, com a inserção de brinquedos e brincadeiras na rotina diária, para que as crianças aprendam de forma dinâmica, fazendo novas descobertas, desafios e melhor se desenvolvam. Segundo Vygotsky:

“A brincadeira infantil é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos fundamentais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere. A brincadeira é de fato um espaço de aprendizado sócio cultural localizado no tempo e no espaço”.

Com base nessa percepção, é possível perceber a grande importância da brincadeira para a vida social e cultural das crianças, pois a mesma é uma atividade criadora, onde imaginação, fantasia e realidade interagem, produzindo novas possibilidades de as crianças interpretarem, se expressarem e agirem, construindo também novas formas de se relacionar com outras pessoas, crianças e adultos. Cabe ao professor organizar situações em que as brincadeiras aconteçam de maneira diversificada, dando às crianças a possibilidade de escolha de diferentes temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar, tendo a oportunidade de elaborarem suas emoções, sentimentos e conhecimentos sociais.

Agindo dessa forma, sei que estarei colocando em prática os estudos de FE e OTP, quando dizem que o brincar tem um papel de fundamental importância na vida das crianças, ajudando-as no desenvolvimento de suas diversas habilidades e capacidades.

Em fevereiro, comecei a fazer pesquisas sobre a importância das brincadeiras e a partir de então, elaborei os questionários para entrevistas com professores, pais e algumas crianças.

No dia 20 de março comecei a entrevista com os pais. Primeiramente expliquei-lhes sobre o meu projeto e só depois parti para os questionamentos. Entrevistei duas mães, perguntando se elas sabem como é realizado o trabalho com as crianças na EI, quais as atividades que devem ser realizadas numa sala de EI, se as brincadeiras ajudam ou atrapalham no aprendizado das crianças e se essas mães já participaram ou gostariam de participar de uma reunião, cujo assunto principal fosse a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças.

As mães entrevistadas responderam que conhecem o trabalho realizado na EI, pois estão sempre em contato com a professora (que sou eu), procurando se informar sobre os acontecimentos da escola. Elas também disseram que na escola, a educação deve estar em primeiro lugar, mas que também devem ser realizadas atividades de cuidado e brincadeiras, que são importantes na EI, pois as crianças ficam mais interessadas em freqüentar a escola e aprender o que está sendo ensinado. As mães também disseram que nunca participaram de reuniões que discutissem a importância das brincadeiras, mas gostariam muito de participar.

Nessa conversa com as mães percebi que, por mais que elas digam que acham a brincadeira uma atividade importante na EI, o que elas querem mesmo é que seus filhos aprendam os conteúdos ensinados, ou seja, não são vistas como uma atividade que por si próprias, desenvolvam a imaginação e a autonomia, mas como um estímulo para a educação, isto é, brincar só desperta o interesse das crianças para irem à escola e aprender ler e escrever. No entanto, sabe-se que ao inserir as brincadeiras no ensino de EI, o objetivo principal não é despertar o aprendizado da leitura e da escrita, mas sim a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, levando sempre em conta que a infância é a idade privilegiada para as brincadeiras. Dayane Oliveira ressalta que através da brincadeira:

“... a criança libera energia, expande sua criatividade, fortalece a sociabilidade e estimula a liberdade, Assim, pelo fato de a brincadeira estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento infantil, também foi inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem”.

Após entrevistar as mães, entrevistei algumas crianças, perguntando se elas brincam na sala de aula, se têm brinquedos o suficiente para todas as crianças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com