TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE DOSE LETAL

Artigos Científicos: DETERMINAÇÃO DE DOSE LETAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

As substâncias químicas transformadas em fármacos devem ter eficácia terapêutica e ser seguras. Infelizmente, todas as substâncias químicas tem potencial para causar efeitos indesejáveis. Por essa razão, durante o desenvolvimento dos fármacos, é essencial escolher compostos químicos que tenham uma margem de segurança entre a doze que produz o efeito desejado (terapêutico) e a que causa efeitos tóxicos. (GOODMAN).

O estudo da relação de dose-resposta ou de dose-efeito é extremamente importante. Existe uma relação de dose-resposta gradativa em determinado indivíduo e uma relação de dose-resposta quântica para a população. As doses gradativas de um fármaco administrado a determinado indivíduo geralmente levam ao aumento da magnitude da resposta à medida que a dose aumenta.

O objetivo foi exemplificar o estudo de toxidade de uma droga e estabelecer correlação dose- efeito de uma droga em um grupo de animais.

2-MATERIAIS

- Camundongos: mus musculus

- Seringa para insulina

- (TIOPENTAL SÓDICO)

- Pinça

- Luvas

- Balança

- Um vasilhame de plástico

3. MÉTODOS

Na prática, utilizaram- se 12 camundongos (Mus músculos) distribuídos em 03 grupos de 04 animais. Cada grupo (n 5) recebeu uma dose diferente de TIOPENTAL SÓDICO (50, 100 e 200 mg\ kg) por via intraperitoneal. Para cada dose determinou- se o percentual de animais anestesiados e o percentual de animais mortos ao final de um período de 20 minutos. Com os dados obtidos em cada grupo, construiu- se uma tabela e traçou- se um gráfico mostrando na abscissa os valores das doses e na ordenada o percentual dos efeitos (anestesiados- mortos). Isso possibilitou estabelecer-se correlação entre a eficácia da droga (efeito terapêutico- anestesia) e seu risco letal (morte). Calculou- se, também, a dose efetiva mediana (DE50), a dose letal mediana (DL50), e o Índice Terapêutico (IT).

4. RESULTADOS

Tabela 1- Efeitos terapêutico e letal do tiopental sódico 50, 100 e 200 mg\kg em Mus musculus aplicado por via intraperitoneal.

DOSE (mg\kg) Nº animais\ grupos Animais anestesiados

Nº % Animais mortos

Nº %

50

100

200 4 \ 1

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com