TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Monografias: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

1 PARTE I

1.1 EMPRESA

Nome: Sekur Tecnologia.

Setor: TI (Tecnologia da Informação).

Porte: Micro Empresa.

Cidade: São José dos Pinhais

Estado: Paraná

1.2 ENTREVISTA

1.2.1 Teoria Econômica

1 - A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los?

Empresa: Sim, normalmente a cada ano os valores são pesquisados com base na variação do IGPM que regula as alterações, mas na medida do possível os valores são mantidos estrategicamente para ganhar mercado.

2 – A Evolução dos preços da empresa é analisada em comparação com a inflação?

Empresa: Sempre que a inflação é estudada pela empresa que faz a gestão dos recursos e é passada essa informação aos gestores, é feito um estudo no mercado para saber se isso impacta ou não nos valores praticados.

3 – Na definição dos preços a cada vez que vão aumentar, são considerados todos os pontos importantes? (Preço dos concorrentes, inflação geral e específica dos itens de custo da empresa, poder de compra dos consumidores, diferenciais de qualidade etc).

Empresa: Sim, para que possamos estar sempre “bem localizados” no mercado de TI.

4 – Há uma politica definida para descontos?

Empresa: Sim, atualmente existe uma politica simples de precificação de serviços e produtos onde é feito um estudo da “compra” onde o desconto varia de 5% a vista até 15% de desconto a vista, levando em consideração possíveis deslocamentos de técnicos até o cliente e custos com fornecedores.

1.2.2 Administração Financeira e Orçamentária

1 – Sua empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações?

Empresa: Não, por se tratar de uma micro empresa, não existe algo padronizado para ter um orçamento de caixa, a verba que entra para a empresa é administrada com pequenas “previsões” de investimentos internos mas nada que vise uma flutuação ou instabilidade de mercado.

2 – O orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo que possa dar maior segurança à empresa?

Empresa: como não é feito um orçamento de caixa padronizado, apenas é estudada uma “previsão” de investimento interno, porém tendo em vista todos os mecanismos de orçamento para segurança real do lucro da empresa ainda há o que ser feito para melhorar este controle.

3 – Há acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado?

Empresa: Sim o fluxo de caixa é acompanhado pelos administradores, porém como informado não existem grandes projeções o que proporciona um controle mais simples.

4 – A empresa elabora orçamentos regularmente, dentro de uma periodicidade que se tem revelado adequados?

Empresa: Realizamos orçamentos de vendas, são feitas cotações com diversos fornecedores para ofertar ao cliente o melhor custo de equipamento e com benefício de grandes marcas o que é um diferencial praticado pela empresa.

5 – O nível de detalhes do orçamento é suficiente para orientar as ações gerenciais, sem que possa confundir a visão global dos resultados.

Empresa: Sim, os orçamentos são precificados dando clareza nas informações que são levadas até a administração, essas tabelas trazem valores de custo, comissões, taxas de boleto bancários e impostos para que seja repassado com total clareza o que realmente entra de capital para a empresa.

6 – Os orçamentos são revisados periodicamente?

Empresa: Sim, sempre que necessário.

7 – O trabalho de elaboração do orçamento envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso?

Empresa: Não por não possuir mais de uma gerencia dentro da empresa, essa pessoa é responsável pelas decisões.

8 – Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, mas ao mesmo tempo são questionadas quanto a sua validade para o futuro?

Empresa: Não, os orçamentos são avaliados em primeira instância após isso somente são consultados para “pareamento” de informações.

1.2.3 Mercado Financeiro e de Capitais

1 – A empresa emite ações no mercado financeiro?

Empresa: Não.

2 – Com relação ao mercado bancário, quais produtos ela utiliza?

Empresa: Não é utilizado nenhum artifício bancário a não ser uso de maquina para cartões.

3 – Questione quais conhecimentos o empresário possui sobre o mercado financeiro. O que engloba e interfere no seu negócio?

Empresa: Os Administradores não tem nenhum conhecimento sobre o mercado financeiro da área de atuação.

1.2.4 Matemática Financeira

1 – Questionar nesta entrevista se existe algum financiamento realizado interno ou externo. Se existir verificar se foi financiado com entrada ou não e obtiver valores de prestação e valor do capital inicial para que possam calcular o valor futuro deste investimento, sendo posterior ou antecipado.

Empresa: Existe atualmente um pequeno financiamento em andamento para compra de novos equipamentos (notebooks) para os atuais técnicos, são sem entrada divididos em 6 prestações com juros de 1,99% pelo BNDES com valor de parcela R$ 1.112,39

1.2.5 Direito Tributário

1 – Quais são os tributos recolhidos pela empresa?

Empresa: Por ser micro empresas podem optar pelo Simples, um regime tributário que reúne em uma única guia o recolhimento de seis tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep e CPP), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS).

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com