TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA

Tese: DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  3.339 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

NOME DO ALUNO RA

Amanda E. de Oliveira 4578916443

Gilda Silva Dourado 4930924892

Marcia Maria Bezerra Sebastião 1299907948

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor à distância Elenice Lisboa Gomes da Silva

TABOÃO DA SERRA

2012

Escolha do público alvo e perfil da turma

O público a ser escolhido será o minigrupo I do ensino infantil, da instituição ‘’Lar Seara Esperança – Creche Vovô Juca’’.

Esta instituição possui 12 crianças com a idade de 2 a 4 anos, fase onde a criança começa a aumentar o seu equilíbrio e coordenação, consegue manipular e utilizar com facilidade os objetos, lápis para desenhar, entre outros. O seu desenvolvimento intelectual está na fase do questionamento ou do “por quê?”. Com isso, a criança desenvolve a fala e a expressão não atua como fator principal o que ajuda a melhorar o desenvolvimento cognitivo. A concentração nesta faixa etária começa a aumentar o que possibilita que a criança consiga manter a sua concentração durante o tempo planejado para a atividade.

Podemos observar que nesta sala dispomos de livros, DVDs, brinquedos pedagógicos como quebra-cabeça, que desenvolve a noção de cor, números e formas geométricas e brinquedos não pedagógicos como ursos, carrinhos e bonecas.

Para a realização de atividades em grupo poderemos dividir a sala em três grupos com quatro crianças e para as atividades em duplas teremos seis duplas.

O acesso que as crianças têm a veículos informativos é razoável, pois encontramos livros, revistas, televisão e DVDs para orientá-los no momento da aprendizagem.

Escolha do tema da aula

O tema escolhido será “Cantinho da leitura” para criar o hábito da leitura na criança, onde entrarão em contato com livros, álbuns de imagens, bonecos e fantoches feitos de material reciclado.

Para que as crianças dessa faixa etária se interessem pela aula, os alunos poderão explorar o espaço onde ocorrerá a atividade.

Como nesta fase a concentração ainda não é alta, para que os alunos não se saturem com facilidade, o lugar escolhido deverá ser atrativo e que estimule o interesse da criança para a atividade.

O tema da aula a ser preparado

Na fase de 2 a 4 anos as crianças não conseguem ler as histórias através dos textos, a sua concentração é baixa, o incentivo por parte dos pais é raro, ou seja, a forma de incentivá-los será através das imagens, bonecos e fantoches feitos de matérias recicláveis, que serão preparados em uma aula de artes a parte, para que eles aprendam a confeccionar os fantoches feitos de materiais reciclados, visando ensinar um pouco de sustentabilidade voltada para reciclagem.

As diferenças entre a didática teórica e a didática prática

A necessidade de um planejamento de ensino é fundamental para se elaborar um programa de didática, é um ponto de partida para se iniciar e concluir um bom trabalho do ano letivo escolar.

O profissional precisa ter consciência de que existem vários tipos de planejamento, tais como o educacional, de currículo e de ensino. A sua execução e controle de ensino faz com que o planejamento seja considerado como previsão metódica de uma ação a ser elaborada e a racionalização dos conteúdos para evitar a rotina e a improvisação, fazendo com que se tenha uma maior segurança e eficiência no ensino.

Para se ter um planejamento é preciso que o profissional de ensino conheça a realidade da turma, seguido de sua elaboração, execução, avaliação e aperfeiçoamento.Os objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos (materiais, humanos e físicos) e avaliação fazem parte dos componentes de um plano de aula.

Existem dois tipos de planos de ensino; o plano de curso onde são elaboradas as atividades que serão desenvolvidas em um determinado período, e o plano de aula onde se elabora as especificações das atividades desenvolvidas no dia a dia em sala de aula.

Na didática teórica o planejamento de ensino é um recurso fundamental para o desenvolvimento eficaz no processo de ensino, ou seja, é uma prévia das atividades elaboradas com objetivos a serem alcançados.

Na prática, esses conceitos teóricos não funcionam, pois o planejamento é visto como ato burocrático e sem sentido, o que o torna apenas um documento a ser entregue ao coordenador.

Diferenciando a didática teórica e prática, na teórica é perceptível que o professor tem pouca atuação na elaboração dos trabalhos a serem desenvolvidos com seus alunos, o que gera o confronto entre o pensar e o fazer. Caberá ao professor somente executar o que já foi planejado pelo coordenador, ou seja, o desenvolvimento da didática teórica não passa de um conceito sem significado. O que não acontece na didática prática.

Por isso que existe a necessidade do planejamento ser preparado e organizado como meio de ação até chegar a um objetivo. A importância da participação e acompanhamento dessa ação pelo professor, ou até mesmo as alterações das inadequações feitas pelo coordenador, torna o professor mais apto a passar a maior parte do tempo com seus alunos, identifica suas classes sociais e conhece as dificuldades ou facilidades de cada atividade a ser ensinada em sala de aula. É por isso que na didática prática o professor procura criar seus espaços.

Conclui-se que a didática teórica prepara o professor para ser um profissional que não precisa de conceitos estabelecidos por um superior, pois tem o domínio do que ele faz dentro da sala de aula. A didática prática mostra que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com