TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debate Político - 2014

Exames: Debate Político - 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro

O debate para a presidência da república apresentado pela Rede Bandeirantes de Televisão no dia 26 de agosto de 2014 às 22:00 hs contou com a presença dos sete candidatos:

Aécio Neves (PSDB);

Dilma Rousseff (PT);

Eduardo Jorge (PV);

Levy Fidelix (PRTB);

Luciana Genro (PSOL);

Marina Silva (PSB);

Pastor Everaldo (PCS).

A emissora dividiu o debate em seis blocos. No primeiro todos os candidatos responderam as mesmas perguntas. No segundo bloco, fizeram perguntas entre si com réplica e tréplica. Já no terceiro bloco, jornalistas perguntaram a cada um dos candidatos, e o escolhido indicou outro para comentar sobre a mesma pergunta. No quarto bloco mais uma vez, um candidato perguntou ao outro. No quinto os jornalistas voltaram a perguntar. No último bloco os presidenciáveis fizeram suas considerações finais.

O debate foi acirrado e houve vários ataques entre os candidatos. A gestão da Petrobras, inflação e geração de trabalho foram os principais temas debatidos e houve a comparação das administrações do PSDB e PT.

Dilma Rousseff e Aécio Neves valorizaram suas gestões nos governos federal e de Minas Gerais e procuraram desconstruir um ao outro e Marina partiu para o ataque contra os dois.

Eduardo Jorge do PV abordou temas polêmicos como legalização do aborto e da maconha e possuía um jeito informal ao se pronunciar, a exemplo da frase que disse à candidata Marina do PSB: “Bota a nossa dívida numa ressonância e ela vai sair magrinha igual a você, Marina.”

Aécio cobrou de Marina coerência, citando o fato de ela ter dito que não subiria em palanques, como o do tucano Geraldo Alckimim em São Paulo e depois que gostaria de governar com o ex-governador José Serra (PSDB). Marina disse sentir-se coerente ao combater a “velha política” que segundo ela, é a polarização entre PT e PSDB.

Luciana Genro criticou as propostas dos três principais candidatos; O candidato Levy Fidelix alegou que o país está falido e que precisa de uma auditoria; Eduardo Jorge disse que o PV é necessário para o século XXI e o Pastor Everaldo voltou a se posicionar contra a legalização das drogas e do aborto.

Gestão da Petrobras

Um dos embates mais fortes entre Dilma e Aécio foi sobre as denúncias da Petrobras. Aécio disse que Dilma deveria “pedir desculpas” a sociedade “pela gestão temerária”, creditando a ela o fato de ter estado 12 anos em cargos nos quais teria “mãos de ferro” sobre a estatal. Dilma Rousseff replicou que o governo do PT descobriu petróleo na camada pré-sal e aumentou o valor da estatal. “Concedemos a Petrobras um volume de reservas para que ela se transforme em uma das maiores empresas de petróleo do mundo. Não fomos nós que queríamos mudar o nome da Petrobras para Petrobrax, que soava melhor aos ouvidos estrangeiros.”

Desemprego

Dilma disse que o desemprego na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o dobro do registrado na sua e Aécio respondeu que a petista olha para trás por ter receio de debater o presente e nada ter a apresentar.

Manifestações

Marina Silva perguntou a Dilma se o pacto anunciado por seu governo com a população como resposta às manifestações de junho de 2013 falhou. Também afirmou que a reforma política prometida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com