TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Agronegócios

Exames: Definição De Agronegócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Definição Agronegócios: soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles.

O agronegócio brasileiro é líder de produção e exportação de: café,açúcar, álcool e suco de frutas.

Contabilidade Rural

Cont.Rural: aplicada as empresas rurais; cont. agrícola: aplicada as empresas agrícolas; cont. pecuária: aplicada as empresas de pecuária; cont. agroindustrial: aplicada as agroindústrias.

Empresas rurais: é aquela que explora a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas. Dividida em: agrícola- cereais,hortaliças,pomares; zootécnica – criação de animais, pecuária, avicultura e agroindustrial – beneficiamento de produto agrícola, transformação de prod. Zootécnico(mel) e produtos agrícolas(açúcar).

Forma jurídica: autônomo sem registro na junta comercial; Empresário individual, quando inscrito na jc e sociedade empresaria inscrita na jc como Ltda ou S.A.

Associação: Capital fundiário – são todos os recursos fixos vinculados a terra, e dela não retiráveis.ex: terra, edifícios,benfeitorias e melhoramentos na terra, cultura permanente,pastos,etc.

Capital de exercício – é o capital necessário para o funcionamento do negocio, podendoser capital permanente(não destinado a venda) ou capital de giro(realizados e consumidos no curto prazo).

Formas de associação: - investidor agropecuário com a propriedade da terra é a situação onde o CF e o CE pertencem a mesma pessoa, - parceria quando o proprietário da terra contribui no negocio com o CF e CE, associando a terceiros e o resultado da atividade são combinados entre o proprietário e o parceiro no inicio podendo ser metade para cada um ou 2/3 p/ o proprietário e 1/3 p/ o parceiro, ou na proporção q combinarem. – arrendamento é a situação onde o proprietário da terra aluga o seu CF (terra ou propriedade) a algum empresário, q ira utilizar a propriedade para desenvolver sua atividade e pagará um valor fixado entre as partes, que é o aluguel. – comodato é a situação onde o proprietário cede seu capital por um prazo e condições pre estabelecidas sem nada receber em troca. – condomínio é a propriedade em comum ou a co propriedade, em que os condôminos proprietários compartilham dos riscos e dos resultados, por terem divisão de coisas em comum ou ideias iguais.

Ano agrícola e exercício social: - ano agrícola é o período em que se planta,colhe e normalmente, comercializa a safra, - algumas empresas armazenam ao invés de comercializar de imediato, nesse caso o termino do ano agrícola é no fim da colheita, - ano agrícola deve ser fixado em função da cultura que prevaleça economicamente. – na pecuária após o nascimento dos bezerros ou na venda para o frigorifico. – pela lei 7.450/85, o IR tornou obrigatório que o exercício social coincida com o ano civil. A empresa rural inclui se nesta obrigatoriedade.

Conceitos agricultura

Culturas temporárias são os cultivos que duram no máximo 1 ano ou se caracterizam por ter apenas uma colheita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com