TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependencia Quimica E Reinserção Social

Pesquisas Acadêmicas: Dependencia Quimica E Reinserção Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Dependência química e reinserção social

O presente trabalho tem por finalidade mostrar como é trabalhada a reinserção social de dependentes químicos. Neste sentido procedeu- se uma pesquisa bibliográfica, e através desta, foi constatado que o trabalho em grupo e a presença da família durante o processo é fundamental. Dai a importância deste trabalho, buscar sensibilizar a sociedade sobre a importância de se trabalhar a temática.

Abstract

Chemical dependency and social reintegration

This study aims to show how it is crafted social reintegration of drug addicts. In this sense we carried out a literature search, and through this, we found that group work and family presence during the process is key. Hence the importance of this work, seeking to sensitize society about the importance of working the issue.

Introdução

Para que possamos entender o processo de reinserção social é necessário saber, e entender o que é a exclusão, ato pelo qual alguém é privado ou excluído de certas funções, que implica em uma dinâmica de privações como família, trabalho quer seja formal ou informal, moradia, entre outros. A reinserção pode ser considerada como uma reconstrução de perdas com o objetivo de capacitar a pessoa a exercer o seu direito à cidadania, que, para o paciente em recuperação significa o resgate da rede social que ficou comprometida pelo período do uso de drogas.

Dependência Química e reinserção social

De acordo com a Lei 6.368, de 21.10.76 Art. 1º É dever de toda pessoa física ou jurídica colaborar na prevenção e repressão ao trafico ilícito e uso indevido de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.

A dependência pode ser caracterizada por um individuo que sente que a droga é tão necessária ou ate mais necessária na sua vida quanto alimento, água, segurança, o que não o é.

Sendo reconhecida pela Organização Mundial da saúde como uma doença ela altera a estrutura e o funcionamento normal da pessoa, da mesma forma que a diabete ou a pressão alta não é culpa do individuo , podemos então considerar que a dependência também não é.

Tratamento

O tratamento é muito simples, desde que, a pessoa já tenha se conscientizado e esteja disposto a entrar em recuperação. A partir do momento, em que, o paciente deseja o tratamento ele tem como primeiro passo a ser dado a abstinência total de qualquer droga, mesmo que ele não seja um usuário descontrolado. Os primeiros dias de tratamento são muito difíceis, pois a mente e o corpo exigem a droga.

Em muitos casos os familiares e amigos tentam internar o paciente contra sua vontade, e nem sempre nesses casos obtemos sucesso, pois uma grande minoria dos pacientes internados a força acordam para a necessidade de um tratamento.

Um dos métodos considerado muito importante durante o tratamento a ser seguido são os doze passos que serão citados, é um trabalho longo e intensivo que busca quebrar preconceitos e tabus, reconstruir valores e crenças e paralelamente dar a oportunidade ao sujeito de estabelecer metas e objetivos, a partir deles o dependente começa a dominar suas vontades com mais facilidade, e a pratica ajuda- os a manter a sobriedade, permanecendo sempre em recuperação.

Reinserção social

O profissional e o residente devem entender a reinserção social como um processo que implica, inicialmente, na superação dos próprios preconceitos, nem sempre explícito, de acordo com Duarte (2004).

Muitas são as instituições junto à sociedade civil que têm se proposto a desenvolver um trabalho de assistência e tratamento a dependentes químicos: grupos anônimos, clínicas ou casas de recuperação, hospitais, etc. Esse número cresce à medida que a demanda aumenta, levando grupos, comunidades, associações, clubes de serviços e igrejas a organizarem trabalhos de atendimentos a esse segmento. As propostas de formas de atendimento a essa população especifica variam de acordo coma visão de mundo e perspectiva política, ideológica e religiosa dos diferentes grupos. (LOPES, 1998, pg. 3)

A volta ao convívio com a sociedade pode ter algumas dificuldades, por não ser possível afirmar que o dependente esteja realmente curado e pelo fato do mesmo, ter receio de estar começando uma nova vida.

A família é considerada um lugar privilegiado para que o dependente aprenda a se relacionar novamente com o mundo. Da mesma maneira que o paciente, a família pode buscar novas formas de viver, começando em abandonar os comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com