TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇAO

Levantamento das qualidades e definição dos problemas, efetuando introdução de modificações para melhoria da produtividade e comunicação, principalmente delegação de cargos e afazeres de cada integrante.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ANALISE SWOT

Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário. Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

Objetivos e vantagens da análise SWOT.

• Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

• Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

• É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

Estas análises de cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redudância Foco na atividade principal.

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspetos que podem constituir contrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.

Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita.

A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

2.2. ANALISE SWOT APLICADA NO RESTAURANTE SMAK

ANÁLISE SWOT

Forças Fraquezas

Ajuda Atrapalha

INTERNA

(ORGANIZAÇÃO) Comida típica polonesa Cardápio apenas em polonês.

Prato principal Pierogi Cardápio não tem variedades, o cozinheiro faz apenas o que está especificado pela dona.

Moveis, decorações (mantendo a tradição) Dona Irene não gosta da parte de compras, cotação e pagamento a fornecedores.

Cozinheiro grande experiência em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com