TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Passo 1

A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Conclusão sobre a Associação dos Moradores do Bairro no que diz respeito ao "Passo 1"

A Associação de Moradores do Bairro é representada pelo Sr. Carlos Henrique, com formação acadêmica superior em administração. O objetivo deste, junto a associação é impedir a construção da gravadora, sob a alegação de perturbação a ordem pública. Posto que, os principais argumentos utilizados são: o grande barulho que será causado pela gravadora; o maior movimento de pessoas, podendo comprometer a segurança do bairro; e a pouca estrutura para suportar o maior fluxo de carros. É notório que deve-se chegar a um acordo com a associação para que a gravadora possa exerce suas atividades, ainda mais pelo fato de estarem resguardados pelo Código Penal brasileiro que traz no artigo 42, incisos I, II e III da Lei de Contravenções Penais a seguinte descrição:

Art. 42 - Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

I - com gritaria ou algazarra;

II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

Passo 2

Modelo de Jung

* Estilo restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.

* Estilo confrontador: o confrontador combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração.

* Estilo ardiloso: a desconsideração aliada a deferência pressupõe que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Para o ardiloso a negociação é sempre baseada em regras e procedimentos

* Estilo amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seu objetivo.

Mapeamento do Sr. Jorge Andrade (Gravadora)

Sr. Jorge Andrade tem como principal objetivo obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, sua principal alegação para isso é que " o progresso é inevitável ". A negociação trará mudanças significativas no bairro, porém cabe ao representante da gravadora estimular o seu " oponente " e lhe mostrar que haverá muitos benefícios, inclusive para o bairro.

Sr. Jorge pode aprsentar o estilo confrontador e o estilo amigável, já que o primeiro combina controle com a confiança no outro, e o segundo implica em manter um relacionamento cooperativo. O estilo confrontador é adequado em questões que envolvam altos interesses; e o estilo amigável muito útil quando deve-se acalmar irritações. O estilo confrontador usa como tática limites reais, ou seja, define limites para ambas as partes. Já o estilo amigável pode recrutar ajuda de outros para sua proteção.

Mapeamento do Sr. Carlos Henrique (Associação de Moradores do Bairro)

Sr. Carlos Henrique tem como objetivo impedir a construção da gravadora, seus principais argumentos para isso são: barulhos, segurança e infraestrutura, além de a população do bairro ser muito conservadora e questionadora.

O estilo de negociação adotado pelo Sr. Carlos é restritivo, pois age apenas conforme seus interesses. A aplicabilidade do estilo restritivo é parecer sábio quando é fundamental chegar a um acordo. Pode usar táticas como descrever seus oponente negativamente para obter igualdade, ou agindo sem informar seu oponente para desviar seu pensamento da questão.

Passo 3

Análise da situação

A situação não é de fácil resolução, posto que vai de encontro a fatores relevantes que devem ser tomados em conta para melhor adequação ao fato. Os moradores do bairro têm a visão de que a gravadora, se construída, só trará prejuízos para o bairro. Estes prejuízos podem ser cruciais, ainda mais para uma população conservadora. É bem verdade que um bairro pacato tem que se preocupar com o quanto de poluição sonora irá existir, posto que são acostumados a tranquilidade e sossego. Quanto a segurança, é notório salientar que estão com toda razão de questionar este tópico, visto que com a gravadora presente, aumentará o fluxo de pessoas. Esse fator deve ser bem estudado e elaborado, pois será um grande impacto para a população do bairro, já que sua população está acostumada a viver de forma onde todos se conheçam, nem que seja sequer de vista. Além desses tópicos, é importante salientar a questão da infraestrutura, pois com a chegada da gravadora ao bairro, aumentaria em larga escala a proporção de pessoas, isso significaria que teria que possuir uma estrutura desejável, para poder conciliar o maior fluxo de pessoas e veículos no bairro.

Planejamento

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com