TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento

PASSO 1:

Apresente as informações conforme o esquema abaixo:

DOCUMENTO: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) são a referencia básica para a elaboração das matrizes de referencias. Os PCN`s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quanto contextualizado e quanto á interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

Segundo as orientações dos PCN`s o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor. com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados. Além dos PCN`s foi feita uma consulta nacional aos currículos propostos pelas secretarias estaduais de educação e por algumas redes municipais. O Inep consultou também professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Além disso, também examinou os livros didáticos mais utilizados para essas séries. A opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-apredizagem.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana O parecer procura oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas, isto é, de políticas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade. trata, ele, de política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, propõe a que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento ètnico-racial - descendente de africanos, povos indiginas, descendentes de europeus, de asiáticos - para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de história com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Uma primeira reflexão que devemos fazer é sobre a palavra escravo, que foi sempre atribuída a pessoas em determinadas condições de trabalho. Portanto, a palavra escravo não existiria sem o significado do que é trabalho e das condições para o trabalho. A Lei 10.693/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, a cultura (música, culinária, dança) e as relações de matrizes africanas. A Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1

AQUI VC IRÁ COLOCAR EXATAMENTE O QUE DIZ OS DOCUMENTOS OFICIAIS, SE FOR LEI NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NUMERO, ARTIGO E INCISO.

PASSO 2

Título: Comemoração do dia ..........................................

Disponivel: SITE PESQUISADO

Acesso: dia/mês/ano

Analise critica de no maximo 20 linhas

OBS: NESTA ATIVIDADE VC IRA RELATAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com