TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países da America latina, na visão da CEPAL ( Comissão Econômica para America Latina e Caribe).

O estado de enfraquecimento econômico de diversos países revela que a questão do desenvolvimento esta longe de encontrar respostas adequadas para a redução de desigualdade entre países ricos e pobres.Onde esse debate entre crescimento e desenvolvimento econômico é importante para realçar o fato de que se trata de fenômenos distintos.

PARA OS TEÓRICOS DA CEPAL, A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA NA AMÉRICA LATINA TEVE PAPEL DETERMINANTE NA MANUTENÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO?

Os estudos e analises comparativas entre os países da America latina e outros países de industrialização tardia foram os mecanismos utilizados para tentar compreender como outros países que industrializavam tardiamente alcançaram o desenvolvimento econômico, enquanto a America latina permaneceu subdesenvolvida.

Para Fajnzylber e a CEPAL, a fragilidade da América Latina diante dos obstáculos que se colocavam era um importante índice de que não se poderia continuar seguindo o modelo de desenvolvimento industrial de antes.

As evidencias da experiência de países de outras regiões comprovaram, assim, que as deficiências do desenvolvimento dos países latino-americanos não eram próprias de economias que haviam completado tardiamente a industrialização, mas estavam relacionados a algumas particularidades do desenvolvimento latino americano.

Essa deficiência do desenvolvimento industrial latino americano se resumem em 4 principais características:

1. Participação no mercado internacional baseada quase exclusivamente num superávit comercial gerado pelos recursos naturais, a agricultura, a energia e a mineração e déficit comercial sistemático no setor manufatureiro.

2. Estrutura industrial concebida e impulsionada tendo em vista fundamentalmente o mercado interno.

3. Aspiração de reproduzir o modo de vida dos países avançados tanto no plano do consumo como, em grau variável, no da produção interna.

4. Limitada valorização social da função empresarial e precária liderança de empresariado nacional publico e privado nos setores cujo dinamismo e conteúdo definem o perfil industrial de cada um dos países.

E a partir dessas experiências que a CEPAL propõe uma nova estratégica de desenvolvimento industrial para a America latina, adaptando se a nova realidade.

O caminho era promover uma reestruturação do aparato produtivo nacional com a constituição de um núcleo endógeno de dinamização tecnológica, para dar sustentabilidade ao crescimento dos setores de maior conteúdo tecnológico e, em paralelo, implementar um conjunto de esforços coordenados, de Caráter sistêmico, com o objetivo de alcançar, simultaneamente, o crescimento econômico e melhores níveis de distribuição de renda.

ESTA FOI A IDEOLOGIA DE MUITOS PAÍSES QUE NÃO CONSEGUIRAM ATINGIR O DESENVOLVIMENTO. APOIANDO-SE NESTA CONCEPÇÃO ERRÔNEA QUE TROUXE LONGAS DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA, UTILIZE O TEXTO DO BOX 2 E AS DISCUSSÕES DO GRUPO SOBRE O CAPÍTULO: “DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM PERSPECTIVA” PARA FAZER UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. UTILIZE O CASO BRASILEIRO COMO REFERÊNCIA E IDENTIFIQUE ALGUNS FATORES QUE DIFICULTAM OS PAÍSES POBRES A SAIR DO ESTÁDIO DE SUBDESENVOLVIMENTO.

Os conceitos sobre crescimento econômico e desenvolvimento econômico se tratam de coisas diferentes, onde que o crescimento econômico refere-se ao incremento na produção ou na renda per capita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com