TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Atividade Colobarativa 7

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico Atividade Colobarativa 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Colaborativa Aula Tema 7

Escrever um Texto Listando os dados e informações que encontrar sobre a Rússia e comentar como estes resultados podem ajudar ou não na competitividade internacional da empresa que está assessorando.

Rússia – Economia, Evolução e Participação no Comércio Internacional.

A Rússia é um país da Europa Oriental e do Norte da Ásia. Maior país do mundo em área e o nono maior em termos de população. Moscou é sua capital, sendo russo o idioma oficial, podendo também ser observado entre as pessoas jovens idiomas como inglês, alemão e francês.

É um país com longos séculos de história e uma rica cultura. A cultura russa tem introduzido vários cientistas famosos, escritores, compositores, artistas e músicos.

A população da Rússia aumentou em 85,6 mil pessoas desde o início de 2012, atingindo 143,1 milhões, em 1º de julho. A informação foi divulgada pelo Serviço Federal de Estatísticas (Rosstat). Em 2011 também aconteceu aumento demográfico no país.

O Presidente russo Vladimir Putin declarou que a população do país poderia crescer para 146 milhões até 2025, principalmente como resultado da imigração, de acordo com o Conceito de Política de Migração da Rússia, assinado em 2010.

A Rússia tem a oitava maior população do mundo. A nação sofreu um rápido declínio neste número desde o fim da era soviética, principalmente devido ao aumento dos índices de mortalidade no sexo masculino. O governo destacou que a inversão desta tendência é uma prioridade nacional e ofereceu incentivos em dinheiro para as famílias terem mais de um filho.

A qualidade da educação na Federação Russa é um legado dos tempos socialistas, com tradições sérias e profundas. O país tem um dos sistemas educacionais mais sólidos e acessíveis do mundo, sendo referência em diversas áreas do conhecimento, especialmente na área de ciências naturais e exatas.

Na Rússia é obrigatório, o ensino secundário gratuito (11 anos). Todas as escolas da Rússia (ginásios, liceus, etc) são ensinados em padrões estaduais de educação. No final do ensino secundário é emitido um certificado, que lhes permite continuar os seus estudos nas Escolas de ensino superior (Instituto, Universidade ou Academia).

No sistema de ensino superior da Rússia envolvem 2.143 Escolas de ensino superiores públicas e 1.392 Escolas de ensino superior particulares. Historicamente, o atual sistema de ensino profissional na Rússia consiste das seguintes etapas:

1. Especialista (pelo menos 5 anos para ensino humanitário e 6 anos para o ensino técnico - ensino regular)

2. Estágio de pós-graduado (não inferior a três anos), após defender uma tese de candidato é atribuído o grau do Candidato (em outros países, grau do Candidato de ciências russa corresponde ao grau de Doutor)

3. Curso de doutoramento (não inferior a dois anos), depois de defender uma tese de doutoramento é atribuído a grau de Doutor (não tem em outros países)

4. Mais alto nível - Academia de Ciências da Rússia.

Todas as Escolas de ensino superior da Rússia são realizadas a cada cinco anos, a creditação e licenciamento do estado que, independentemente da forma da propriedade, podem emitir um diploma de ensino superior de Estado.

O sistema e qualidade de educação da Rússia permitiram que o país não apenas fosse o primeiro a ir e explorar o espaço, mas também a confiança necessária para salvar a posição de liderança do mundo em todos os campos da ciência fundamental.

Por lei, as escolas e o material escolar são gratuitos na Rússia. Os pais devem pagar apenas pelo uniforme e pelas refeições. Isso se aplica a 48.809 escolas regidas pelo Estado – as privadas somam um número muito menor, totalizando 665.

Talvez uma das principais heranças deixadas pelo período socialista na Rússia é a boa qualidade do ensino. Fato que se comprova pela grande procura de pessoas do mundo inteiro por cursos de graduação e pós–graduação em suas instituições. Não é raro na Rússia encontrar universidades com alunos vindos de mais de 80 países. Dentro das Universidades Russas, os grupos de estrangeiros que mais se destacam são os Chineses, Indianos e países da África.

Sobre seu setor financeiro econômico, seu PIB per capita, que é o valor final de bens e serviços produzidos no país num determinado ano e dividido pela população deste mesmo ano, foi de US$ 15,9 trilhão e crescimento de 4,8 %.

O crescimento econômico da Rússia no primeiro trimestre do ano de 2013 superou as expectativas do governo, foi puxado principalmente pelo consumo interno.

O serviço federal de estatísticas Rosstat informou que o PIB do país cresceu 1,6% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima da previsão do Ministério da Economia, de 1,1%. Porém, para Nikolai Kondrashev, professor da Higher School of Economics, a diferença entre os dois números é "de natureza técnica". "A demanda dos consumidores é o único motor do crescimento no momento".

Após reduzir a projeção de crescimento do PIB este ano de 3,7% para 2,4%, agora o governo estuda maneiras de incentivar a atividade. "Apesar de superar as projeções, o crescimento do primeiro trimestre é outro alerta de que o atual modelo de crescimento da Rússia perdeu fôlego", diz a Capital Economics.

Com PIB Nominal de aproximadamente US$ 1,9 trilhão e crescimento em torno de 4,3%, a Rússia destacou-se como a 9ª principal economia do mundo, em 2012. O setor de serviços é o principal ramo de atividade e respondeu por 59% do PIB, seguido do industrial com 37% e agrícola com 4%.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é medido pela ONU com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida (indicadores de longevidade - expectativa de vida ao nascer), no nível educacional (Índice de Alfabetização de pessoas e/ou índice de Matrícula Bruta nos Três Níveis de Ensino) e Renda per capita (PIB).

No ano de 2012 em relação a outros países do grupo de países emergentes conhecidos como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o IDH da Rússia, registra 0,788 e é a 55ª colocada.

A concentração de Renda da Rússia esta em seus produtos agrícolas, como, batata, trigo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com