TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desnvolvimento Empresarial

Artigos Científicos: Desnvolvimento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO

1ENQUADRAMENTO TÉCNICO DO NEGOCIO.........................................................4

1.1 TIPO DE NEGÓCIO 4

1.2 SETOR DA ECONOMIA 4

1.3 RAMO DE ATIVIDADE 4

1.4 PRODUTOS E SERVIÇOS OFERTADOS 4

2 INVESTIMENTO 4

3 MERCADO 5

4 REQUISITOS DO EMPREENDEDOR 5

5 FUNDAMENTOS NAS TEORIAS MOTIVACIONAIS 7

6 PROCESSO DE TRABALHO 7

7 FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO 8

8 FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS 8

9 LEGISLAÇÃO 9

10 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS E DESPESAS 11

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

FIGURA 1 MODELO BASICO DE MOTIVAÇÃO 8

FIGURA 2 DIAS DE VENDA PARA ENECONTRAR O PONTO DE EQUILIBRIO 9

TABELA DA CLASSIFICAÇÃO DOS GASTOS 9

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende ressaltar a importância do valor da propriedade e da posse de capital, partindo do princípio de que a simples existência de recursos gera custo. A justificativa do estudo é observada num contexto teórico, pelo fato de relacionar os conceitos de custo de capital próprio aos conceitos de Custeio Variável e de ponto de equilíbrio, na busca de uma nova forma de tornar fidedigno e mais realista os valores apresentados neste semestre.

A relação da observância do custo de oportunidade com o ponto de equilíbrio dá-se na forma de cálculo do ponto de equilíbrio. Originalmente, é considerado apenas os custos variáveis e os custos s fixos, não havendo qualquer referência ao custo de oportunidade, tido atualmente, como um importante e relevante item. Martins (2000) considera ponto de equilíbrio quando ocorre a conjunção dos custos totais com as receitas totais, não havendo, dessa forma, nem lucro, nem prejuízo.

A entrevista foi realizada com o Sr. Marcelo de Azevedo Felipe, um empreendedor do ramo de postos de combustíveis, graduado em Matemática e com grande experiência no ramo financeiro, sócio proprietário da Ecoposto Sudoeste Comércio De Combustíveis Ltda.

1- ENQUADRAMENTO TÉCNICO DO NEGÓCIO

1-1 TIPO DE NEGÓCIO

Posto de Gasolina, Álcool e Diesel.

1-2 SETOR DA ECONOMIA

Terciário

1-3 RAMO DE ATIVIDADE

Comércio Varejista e Serviços

1-4 PRODUTOS E SERVIÇOS A SEREM OFERTADOS

Derivados de Petróleo, Álcool hidratado combustível, Óleos lubrificantes, troca de óleos, lojas de conveniências, entre outros.

A empresa possui matriz e filial, está há três anos no mercado, dos quais, apenas um ano com os atuais sócios proprietários. Sua atividade principal está descrita no cnae 50.50-4/00 (Comércio a Varejo de Combustíveis e Lubrificantes para Veículos Automotores), e suas atividades secundárias abrange troca de óleo, lava-rápido e loja de conveniência com lanches quentes.

2- INVESTIMENTOS

Os equipamentos indispensáveis dependerão substancialmente da estrutura montada. Vai variar de acordo com o processo e mecanismo de trabalho adotado. Um projeto básico certamente contará com:

- Tanques subterrâneos para armazenar combustíveis;

- Bombas e filtros de combustível;

- Compressores de ar para alimentação de elevadores;

- Balança de ar;

- Equipamento de lubrificação e limpeza em geral;

- Calibrador de pneus;

- Mangueiras e máquina de troca de óleo;

- Equipamentos de lubrificação, com graxearias, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios, distribuidores de óleos de diferencial e caixa de engrenagens;

- Máquinas para lavagens de veículos;

- Elevadores hidráulicos.

3- O MERCADO

Com o instinto empreendedor e a adversidade econômica da região o Sr. Marcelo e seu sócio viram um leque de oportunidades de diversificar os investimentos e aproximar a família por intermédio de um bem comum, criando uma alternativa financeira de médio prazo para trazer um dos sócios que trabalha e mora longe com mais frequência.

Nas últimas décadas os postos de combustíveis vêm se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado aquela visão de ser apenas um ponto de abastecimento.

Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando diversos serviços e com uma completa infraestrutura para atender às necessidades dos clientes.

O conhecimento do mercado concorrente e principalmente das alternativas mercadológicas disponíveis para a diferenciação dos serviços é fundamental para a estruturação da forma operacional mais adequada, adaptando-a constantemente à realidade das transformações do mercado.

Essas são condições essenciais para que se viabilize o lado mercadológico do empreendimento posto de combustível.

4- REQUISITOS DO EMPREENDEDOR.

O empreendedor é geralmente um agente econômico especial, às vezes sonhador, que tem a capacidade de transformar boas ideias em um negócio rentável. É importante lembrar que ninguém nasce com todas as habilidades desejáveis de um empreendedor, ou seja, muitas das características pessoais positivas são adquiridas ou lapidadas com o passar do tempo, seja pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com