TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desoneração Da Folha De Pagamento

Dissertações: Desoneração Da Folha De Pagamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Desoneração da Folha de Pagamentos

A desoneração da folha de pagamento é constituída de duas medidas complementares:

Em primeiro lugar, o governo que esta eliminando a atual, contribuição previdenciária sobre a folha e adotando uma nova contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas,(descontando as receitas de exportação),em consonância com o disposto nas diretrizes da Constituição Federal.

Em segundo lugar, essa mudança de base de contribuição também contempla uma redução da carga tributaria dos setores beneficiários porque a alíquota sobre a receita bruta foi fixada em um patamar inferior aquela alíquota que manteria inalterada a arrecadação, a chamada alíquota neutra.

Apesar de que esta mudança de base de contribuição não é para todas as empresas, apenas para aquelas que se enquadrem nas atividades econômicas ou que fabricarem os produtos industriais listados na Medida Provisória e além daquelas já beneficiadas pela Lei Nr. 12.546/2011, que inaugurou a desoneração da folha.

A substituição da base da folha pela base faturamento se aplica á contribuição patronal paga pelas empresas equivalente a 20% de suas folhas salariais.

Sendo que todas as demais contribuições incidentes sobre a folha de pagamento permanecerão inalteradas, inclusive o FGTS e a contribuição dos próprios empregados para o Regime Geral da Previdência Social, ou seja se a empresa for abrangida pela mudança, ela continuara recolhendo a contribuição dos seus empregados e as outras contribuições sociais incidentes sobre a folha de pagamento.

As alíquotas que, foi adotada, para a Medida Provisória foram de 1% para as empresas que produzem determinados produtos industriais (identificados pelo código da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI) entre eles o setor Têxtil, Confecções, Couro e Calçados, Plásticos, Material elétrico, Bens de capital mecânico, Ônibus, Auto peças Naval, Aéreo e Moveis.

E 2% para as empresas do setor de serviços, como as do ramo de hotelaria, call center, e design houses, que prestam os serviços de tecnologia de informação e tecnologia de informações e comunicação.

O Objetivo da desoneração da folha é ampliar a competitividade da Indústria Nacional, por meio de redução dos custos laborais e estimular as exportações, isentando-as da contribuição previdenciária.

Isso estimulara ainda mais a formalização do mercado de trabalho, uma vez que a contribuição previdenciária dependerá da receita e não mais da folha de salários.

Com esse objetivo reduz as assimetrias na tributação entre o produto nacional e importado, impondo sobre este ultimo um adicional sobre a alíquota de Cofins-Importação igual á alíquota sobre a receita bruta que a produção nacional pagará para a Previdência Social.

E , com essa mudança o objetivo maior é de reduzir o custo na produção do Brasil.

O Brasil é um dos países que mais acresce descontos á folha de salários, e com essas medidas complementara as atividades industriais já desoneradas e reunirá condições para aumentar investimentos produtivos, potencializar a geração de emprego e renda, bem como a recuperação do potencial competitivo do País.

Desoneração da Folha de Pagamentos

A desoneração da folha de pagamento é constituída de duas medidas complementares:

Em primeiro lugar, o governo que esta eliminando a atual, contribuição previdenciária sobre a folha e adotando uma nova contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas,(descontando as receitas de exportação),em consonância com o disposto nas diretrizes da Constituição Federal.

Em segundo lugar, essa mudança de base de contribuição também contempla uma redução da carga tributaria dos setores beneficiários porque a alíquota sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com