TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desorganização Da Mesa De Trabalho Prejudica Desempenho

Exames: Desorganização Da Mesa De Trabalho Prejudica Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Desorganização da mesa de trabalho prejudica desempenho

http://osucessoja.blogspot.com.br/2011/04/desorganizacao-da-mesa-de-trabalho.html

Imagem do profissional cujo espaço é bagunçado também é comprometida

Maria Carolina Nomura, iG São Paulo |

Pilha de papeis, “post-its” colados em todos os cantos, fio do telefone enrolado no do mouse, tudo isso entre as sobras dos lanchinhos. Se este é um cenário que se parece com a sua mesa de trabalho, cuidado. A sua produtividade pode estar tão comprometida quanto a desordem instalada – pelo menos aos olhos do seu chefe.

Segundo Fernando Andrade, consultor sênior do Instituto MVC em melhoria de desempenho nos processos de comunicação eletrônica e produtividade, quando a informação necessária não é encontrada na hora adequada –o que geralmente ocorre quando a mesa de trabalho está uma bagunça –, o trabalho pode ser prejudicado.

Em cadeia

Se a desorganização atrapalha nosso dia a dia, atrapalha muito mais o trabalho de nossa equipe. Até porque ela é multiplicada – um gestor desorganizado, com a mesa desorganizada – estimula a desorganização de todos que trabalham com ele. E a produtividade fica seriamente comprometida”, explica.

A imagem do profissional cuja mesa é uma bagunça também é contaminada. Para Maria Aparecida Araújo, consultora de etiqueta profissional, a mesa de trabalho deve estar sempre limpa e organizada até para evitar um julgamento negativo de quem vai solicitar as tarefas.

Desorganizado

O gerente Cássio Viana, de 34 anos, lembra que quando era estagiário perdeu uma grande oportunidade na firma em que trabalhava, justamente pela aparência de sua mesa.

“Isso faz mais de dez anos, mas eu nunca esqueci. O chefe olhou para as baias dos estagiários e escolheu o que sentava no espaço mais organizado para acompanhá-lo a uma viagem internacional. Todo mundo ficou super chateado porque o escolhido nem era o mais competente, mas era o mais organizado, isso tenho de admitir”, conta.

Aprendizado

O episódio, contudo, lhe rendeu uma grande lição. Hoje, liderando um time de quatro pessoas, Viana diz que instituiu a limpeza semanal. “Nada de papeis desnecessários e revistas ou recortes de jornais empilhados. Esses materiais de leitura devem ser guardados em um espaço próprio. Na mesa, quero ver apenas um caderno de anotações, computador e telefone. Não gosto de ver nem um copinho de água

Para tornar o ambiente onde se trabalha mais funcional, Fernando Andrade aconselha a não apenas organizar o espaço físico, mas também a fazer uma limpeza geral na “mesa eletrônica”, que é o computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com