TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperticio De Alimentos

Artigos Científicos: Desperticio De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A fome é um problema que assombra grande parte dos habitantes do planeta e para solucionar essa questão não basta aumentar a produção de alimentos por intermédio da ampliação da área plantada ou pelo aumento da safra, fazendo se necessário que se tomem atitudes relacionadas também com o controle dos desperdícios.

As principais causas do desperdício no país ocorrem pela falta de cuidado na hora da colheita, uso de máquinas e equipamentos desregulados, bem como transporte e armazenamento inadequados. Essas causas são altamente significativas em todas as cadeias produtivas. Além disso, estudos recentes defendem que são desperdiçadas grandes quantidades de alimentos devidas também às normas de qualidade que dão excessiva importância à aparência, demonstrando dessa forma que o desperdício de alimentos neste país é resultado de falhas deixadas pelo próprio processo de desenvolvimento. E entre produtores e consumidores, a maior causa de desperdício ocorre da colheita até a comercialização. Isso se deve provavelmente à aplicação de técnicas inadequadas, transporte e armazenamento ruins, etapas primordiais à qualidade do produto agrícola.

proximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Um estudo realizado pela EMBRAPA no Centro de Agroindústria de Alimentos mostra que o brasileiro joga fora mais do que aquilo que come. Dados do IBGE confirmam que o brasileiro consome uma média de 35 quilos de alimentos por

ano, 2 quilos a menos do que ele joga no lixo.

Todo esse desperdício corresponde ao equivalente a 1,4% do PIB, ou seja, US$ 4,8 bilhões são desperdiçados por ano em um país em que muitos passam fome.

JUSTIFICATIVA

Enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos toneladas de alimentos diariamente, muitas vezes por não saber aproveitar tudo o que eles oferecem. Diante disso, o interesse por este tema vem da necessidade de conscientizar principalmente as nossas crianças sobre a importância do reaproveitamento de alimentos. Portanto, acreditamos que se trata de um assunto bastante relevante para o desenvolvimento das crianças, pais e educadores.

A alimentação é uma das maiores preocupações do nosso dia a dia. Comprar os alimentos e prepará-los de maneira adequada torna-se cada vez mais importante, diante das dificuldades econômicas de nosso país. Por isso, um dos hábitos que devemos incorporar ao cotidiano é evitar o desperdício. É aproveitar do alimento tudo o que for possível e nunca jogar fora o que pode nos servir como fonte de nutrientes ou nos ajudar a alcançar uma alimentação equilibrada. Evitando o desperdício, os gastos com a alimentação podem ser diminuídos e muito. Não atire no lixo as partes dos alimentos que podem ajudar você e sua família ter uma refeição mais completa, com tudo o que é necessário para o crescimento e a manutenção do corpo.

OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com