TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Do PH

Dissertações: Determinação Do PH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES PONTA GROSSA

CURSO DE FARMÁCIA

DETERMINÇÃO DO POTENCIAL HIDROGENIÔNICO

PONTA GROSSA - PR

2014

FACULDADES PONTA GROSSA

CURSO DE FARMÁCIA

DETERMINÇÃO DO POTENCIAL HIDROGENIÔNICO

PONTA GROSSA - PR

2014

Objetivo

Determinar o potencial hidrogeniônico do ácido clorídrico (HCl), hidróxido de sódio (NaOH) e vinagre.

Introdução

À muito tempo que os ácidos e bases são conhecidos. Dos ácidos do (latim acidus, ou aguçado, afiado) guardamos sempre a ideia de serem "corrosivos", e no laboratório, tomamos sempre as precauções necessárias para não nos "queimarmos". Mas nem todos são perigosos e alguns há que são mesmo fundamentais à nossa saúde. É o caso dos ácidos presentes nos alimentos e que lhes dão um sabor característico, azedo, como o ácido acético do vinagre e o ácido cítrico do limão, laranjas e outros cítricos (ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANTANHEDE, 2001).

Quanto às bases estas já eram conhecidas dos árabes que as denominavam de al- cali, referindo-se às cinzas de certas plantas que mostravam ter propriedades alcalinas ou básicas: sabor amargo, escorregadias ao tacto, etc. Há soluções com caráter ácido mais acentuado que outras e há soluções básicas com caráter alcalino mais acentuado que outras. Para diferenciar todas estas soluções, desde as mais ácidas às mais alcalinas, passando pelas neutras, os químicos definem as escala de pH (ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANTANHEDE, 2001).

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será (LUMERTZ, et al, 2010).

O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores. Do ponto de vista analítico, o pH é um dos parâmetros mais importantes na determinação da maioria das espécies químicas de interesse tanto de análise de águas potáveis como na análise de águas residuais. Seu controle também é aplicado nas práticas agrícolas, para medir a acidez do solo e possui ainda muitas outras aplicações importantes (LUMERTZ, et al, 2010).

Ácidos são substâncias que, dissolvidas em água se ionizam liberando, na forma de cátions, exclusivamente íons H+. Apresentam sabor azedo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com