TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Práticas De Ensino

Artigos Científicos: Didática E Práticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

• Interação social (família/escola)

O tema escolhido tem grande importância em nossa sociedade, pois sem interação social, os grupos não seriam nada mais do que aglomerados de pessoas, que estariam lado a lado vivendo como estranhos.

É através da interação social que grupos dividem as suas experiências e atividades, transmitindo mutuamente conhecimento. Quando interagem, membros do grupo repartem suas atividades, estabelecendo relações e formando uma cadeia de estímulos e respostas.

Ao interagirem, as pessoas tornam as ações sociais muito significativas e provocam uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.

A interação pode assumir várias formas, um professor, por exemplo, tem com seus alunos uma relação pedagógica.

O projeto elaborado é de grande valia para a interação social entre alunos, família e escola, através de aulas de conscientização, buscaremos levar para as famílias e sociedade em geral, a importância da coleta e correto descarte do óleo de cozinha usado.

Segue abaixo informações sobre o projeto, seguindo roteiro solicitado:

1) Projeto: Na pia nem pensar! Óleo usado é para reciclar!

2) Os alunos alcançados serão os do 1º ao 5º do Ensino Fundamental.

3) A importância desse tema se dá devido a grande necessidade da preservação ambiental.

A temática ambiental tornou-se, nos dias de hoje, matéria de ensino indispensável em nossas escolas, isto porque, mais do que usar os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente é preciso saber conservá-los e utilizá-los conscientemente. Nesse sentido, temas como o descarte correto de lixo, o uso adequado da água, a coleta de óleo de cozinha usado, dentre outros precisam ser discutidos com os alunos.

Se considerarmos como exemplo a coleta de óleo de cozinha usado, veremos que ela se faz necessária, pois quando jogado diretamente na rede de esgoto, este produto vai para os rios. No entanto, por ser de difícil degradação no meio ambiente, uma vez que não se dissolve, nem se mistura à água, o óleo forma uma camada que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, ocasionando com isso, a morte de muitas espécies que vivem nesse habitat.

Esse não é o único prejuízo causado à natureza com o descarte incorreto do óleo de cozinha usado. Quando despejado no solo, o óleo se acumula formando uma camada impermeável, impedindo a infiltração da água e causando alagamentos.

Há também um prejuízo que afeta o bolso do cidadão, ou seja, ao jogar o óleo de cozinha usado no ralo da pia, ocorre o entupimento das tubulações das redes de esgoto, exigindo a contratação de empresas especializadas para o desentupimento das mesmas.

Para minimizar ou até mesmo acabar com os impactos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado ainda não existe um modelo ideal de descarte do produto, todavia, uma das alternativas é recolher e reciclar esse óleo para transformá-lo em resina para tintas, sabão, detergente, glicerinas, ração para animais e até biodiesel.

Diante do exposto percebemos que a conscientização das crianças a respeito dessa problemática se faz necessária para que hábitos mais saudáveis sejam adotados, por isso, desenvolvemos o projeto envolvendo todos os alunos do Ensino Fundamental e no qual pretendemos recolher o óleo usado para dar a ele uma destinação adequada. O envolvimento das crianças é imprescindível porque consideramos que as mesmas são importantes agentes multiplicadores desse novo pensamento para os pais e comunidade de modo geral.

Dessa forma, o projeto será uma ferramenta importante para a formação de indivíduos mais conscientes com relação ao seu papel na preservação meio ambiente.

4) Ao desenvolver este projeto na escola pretendemos conscientizar os alunos a respeito das conseqüências do descarte incorreto do óleo de cozinha usado para o meio ambiente, os levando a adotar posturas adequadas com relação a esse descarte.

5) As atividades propostas se estenderão durante todo o ano letivo.

6) O projeto se iniciará com uma aula do professor da classe regular de ensino que abordará o assunto explicando às crianças as conseqüências para o meio ambiente do descarte incorreto do óleo de cozinha usado, apontando qual o caminho a seguir, ou seja, a reciclagem.

Após esta aula será construída a garrafa coletora na qual a criança ilustrará o rótulo demonstrando a importância da coleta.

Com as garrafas coletoras prontas, se dará início à gincana, em que diariamente a escola recolherá e anotará a quantidade de óleo trazido por cada criança. Ao final da arrecadação de 500 litros de óleo, será feita a contagem e assim determinada a criança e a classe que mais arrecadou.

A premiação ocorrerá no pátio da escola para que os demais alunos se sintam estimulados a também participar. Durante a premiação se dará início a uma nova gincana e assim sucessivamente durante todo o ano.

O material utilizado será garrafa pet descartável, papel branco e meios diversos para ilustração.

O projeto desenvolvido envolve aulas sobre temas diversos abrangendo diversas matérias, inclusive aula de artes. O professor em sala de aula utilizará dos conhecimentos pré-estabelecidos sobre correto descarte do óleo usado e os perigos para o meio ambiente caso isso se faça incorretamente. A proposta é que através de desse material quando levado para casa, juntamente com folheto explicativo, motive toda família a armazenar corretamente o óleo usado e posteriormente entregá-lo na escola para correto descarte por empresas apropriadas.

Segue abaixo as fotos do Projeto Arte na Garrafa:

Garrafas coletoras de óleo de cozinha usado

Fonte: fotos tiradas na escola

Etapa 2

Para esta atividade foi observada uma sala de Infantil I da Educação Infantil, com faixa etária entre 4 e 5 anos. Durante todo o período acompanhado, podemos observar um bom relacionamento entre professor e alunos e um bom aceitamento quanto à presença do estagiário em sala de aula. Os alunos têm um bom entrosamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com