TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinheiro como débito do Canadian Paul Gripon

Projeto de pesquisa: Dinheiro como débito do Canadian Paul Gripon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL - GNA

GIULIANO CARVALHO 11220766

LENDRO AUGUSTO 11220965

MATEUS LIMA 11114326

DISCIPLINA: ECONOMIA

PROF: RODRIGO PATROCIONIO

Dinheiro Como Débito do canadense Paul Gripon(2006).

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------PAG 03

DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------PAG 04 A 05

CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------PAG 06

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS---------------------------------------------------PAG 07

INTRODUÇÃO

Após uma reflexão sobre o vídeo, percebe-se que o dinheiro para o autor Grignon é como débito que explica de forma didática o sistema monetário utilizado pelo banco. Dessa forma o documento demonstra visualmente o processo da criação de dinheiro por corporações privadas (bancos), demostrando o contexto histórico deste sistema e o mesmo tempo alertando sobre a insustentabilidade do mesmo. Assim podemos afirmar juntamente com Grignon "o processo pelo qual os bancos criam o dinheiro é tão simples que pouca gente entende!”. (Canadá, 2006,46 min.) Daí surge uma grande questão: porque é que os bancos têm tanto dinheiro, enquanto os países as empresas e os indivíduos estão tão endividados?

Nota-se que vídeo, retrata o dinheiro como Débito, Paul Grignon pega num assunto tabu e, de forma inteligente e divertida, torna-o um tópico inteligível para os nãos economistas. Pois qualquer ser humano queira quer não, gosta, deseja, precisa e necessita do dinheiro. O que quase ninguém percebe é o fundamento do dinheiro. O que é o dinheiro e donde é que ele vem? Estas são algumas das difíceis realidades que Grignon expõe em linguagem simples.

Nesta ótica, nota-se que o Vídeo revela os mitos e os conceitos relativos à história do dinheiro.

Você sabia que o FED Americano, equivalente ao nosso Banco Central, não é uma instituição pública, mas sim PRIVADA?

Você sabia que esta instituição é a maior responsável pelos sucessivos desastres econômicos dos EUA?

Conheça o método pelo qual os banqueiros tiram dinheiro do povo legalmente. Graças a esse sistema, eles hoje dominam as finanças, comprando grandes corporações, canais de TV, jornais, financiando guerras e controlando políticos.

O Documentário é uma animação simples, mas bem didática.

DESENVOLVIMENTO

“A história do ourives”

No passado usavam-se várias coisas como dinheiro troca de mercadorias, comida, roupas etc. Alguns povos se especializaram em ouro e prata. Os ourives padronizaram moldando moedas com peso e pureza certificados, mas precisava de um cofre para guardar o ouro e logo dos cidadãos no qual era alugado proporcionando uma nova fonte de renda. Logo os recibos emitidos pelos ourives estavam sendo negociados na feira como se fossem o ouro era mais prático que as moedas podiam ser anotados e os ourives começaram outro negócio emprestando ouro a juros. Com a nova aceitação no novo dinheiro em papel e com expansão da industrial aumentou a procura por empréstimos. Já que poucos depositantes retiravam seu ouro, ele passou a emitir empréstimos usando não só o ouro, mas o ouro de seus depositantes que em pouco tempo depois os depositantes exigiram que lhes desse um percentual dos lucros sobre os empréstimos e assim nasceu o banco. O banqueiro pagava um juro baixo sobre os depósitos a juros mais altos e a diferença pagava os custos operacionais e o lucro. Com a onda de conquistas pelo mundo, a necessidade de credito crescia a cada dia, o banqueiro era limitado surgiu uma ideia mais arrojada, emitir empréstimos baseado em ouro que não existia, contando que os credores não comparecessem todos no mesmo dia para retirada, a história se espalhou logo os depositantes grandes compareceram para retirar seu ouro e outros batiam a portas fechadas para trocar papel em ouro e prata e não tinha suficientes para troca o que se chama “corrida ao banco” que todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com