TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diodo Semicondutor

Artigos Científicos: Diodo Semicondutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  1.043 Visualizações

DIODOS

O diodo é um componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio, e tem seis interiores dopados por diferentes materiais.

O diodo é um componente que tem a função de permitir que a corrente atravesse com mais facilidade em um único sentido.

O diodo tem sua queda de tensão de 0,3 V( Germânio), e 0,7V (Silício). Onde a tensão aplicada no diodo deve ser maior que sua queda de tensão para que tenha o funcionamento requerido.

Quando o diodo está diretamente polarizado permite a passagem de corrente a analogia pode ser feita como uma chave fechada e quando reversamente polarizado este bloqueia a corrente e funciona como uma chave aberta.

Essa função permite que o diodo seja usado em um circuito como retificador de tensão, onde por meios de caminhos do circuito “transforma” a entrada AC em uma saída DC.

Diodos de sinal funcionam com baixas correntes também podem ser de silício ou de germânio e são mais encontrados em circuitos chaveados ou retificadores de baixa corrente.

Diodo Zener se diferencia do diodo semicondutor devido à forma de como ele se comporta quanto está reversamente polarizado, pois ele mantém a tensão constante nos seus terminais, portanto pose ser usado como estabilizador de tensão ou em circuitos de proteção.

TIPOS DE DIODOS

Diodo

Diodo zener

Diodo Schottky

Diodo túnel

Diodo emissor de luz

Fotodiodo

Varicap

SCR

A função do diodo nos circuitos é basicamente liga e desliga, são muito encontrados em fontes de alimentação, estabilizadores, circuitos de proteção entre outros.

REFERÊNCIAS

SOUZA GOMES, D. DIODOS SEMICONDUTORES, UNIV. FEDERAL DE AMAZONAS (GOOGLE ACADEMIC).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com