TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discritivo de um RESUMO

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

No inicio do século XX as situações da saúde Brasileira era caótica, a situação naquela época era tão preocupante que deixou serias conseqüências para saúde coletiva, foi quando as epidemias como a varíola e a febre amarela começaram a se espalhar nas principais capitais brasileiras, e enquanto os ricos tinha o devido tratamento, os trabalhadores tinha apenas as benzedeira, que atendia nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. As epidemias foram se agravando, e o Brasil conhecido como “um país doente” foi quando Oswaldo Cruz foi nomeado como o Diretor da Saúde Publica que se propôs acaba de vez com a Febre amarela, e com um exercito, ele separou o Rio de Janeiro entre ricos e pobres, que causou uma grande revolta entre a população e a situação piora ainda com a obrigação da vacinação contra a varíola, surge aí um grande movimento chamado revolta da vacina. Em 1920 Carlos Charles sucessor de Oswaldo Cruz, reorganizou o Serviço de Saúde Publica, introduzindo a propaganda e a educação sanitária, um modelo totalmente diferente do anterior que era puramente fiscal e policial.

 As péssimas condições do trabalho e a falta de garantia dos direitos trabalhista levaram o movimento operário a realizar duas grandes greves, e através desses movimentos, pouco a pouco, os operários começaram a conquistar seus diretos sociais, e em 1923 foi criada a lei Eloi Chaves, que regulava as caixas de aposentadoria e pensões, onde era financiada pelos trabalhadores e pela união, e os operários teriam direito a assistência médica e aposentar-se com dignidade. Em 1930 Getulio Vargas entra no poder da presidente e defende os trabalhadores, e em 1937 uma nova constituição decide dar a todos o direito da previdência social e a antiga CAPs (Caixas de Aposentadoria e Pensões) é substituída pela IAPs (Instituto de Aposentadoria e Pensões) a diferença é que nesse instituto os trabalhadores eram organizados em categorias profissionais e não por empresa.

Nas décadas de 40 e 50 teve um pequeno avanço, foi instalado um hospital com toda tecnologia já feita na época, e com médicos especialistas para cada área hospitalar. Nesse mesmo período conhecido como a Era Vargas houve a criação do ministério da saúde, com objetivo de combater as epidemias e os órgãos normativos para ações sanitárias, mas a saúde continuou com baixos investimentos, onde pode considerar que naquela época a saúde não tinha o tratamento devido. Quando chega o ano de 1954, o até então presidente Getúlio Vargas se suicida com a pressão de que seu governo era o mais corrupto, então Juscelino Kubitschek entra no poder causando uma grande esperança para o desenvolvimento do país.

Em 1960 foi criado a Lei Orgânica da Previdência social que unia os IAPs em um sistema único, que passou a ser um sistema para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das leis Trabalhista (CLT). Com a nova forma de governo (a ditadura militar) os problemas só aumentaram os programas que existiam para melhoria da saúde publica estava ficando sem verbas, dando importância a saúde privada. O sistema de unificação dos IAPs se concretizou apenas no ano de 1967 criando então apenas um  sistema único o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social)  que beneficiava todos os trabalhadores do pais, menos os trabalhadores rurais, o INPS passou também a gerir todas as aposentadorias e a assistência medica do Brasil. Com essa ampliação, era impossível os hospitais atender a toda a população, então o governo encontrou uma solução, de pagar as rede privadas pelo serviços prestados a população. A estrutura desse sistema ficou cada vez mais complexo e foi se modificando cada vez mais rápido que levou a criação de uma estrutura própria chamada INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com