TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre Tratados De Comércio

Seminário: Dissertação Sobre Tratados De Comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  Seminário  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Observa-se que cada vez mais o chamado “livre comércio” vem acontecendo entre as nações. O livre comércio basicamente é formado por alguns países os quais buscam diminuir ou até mesmo eliminar as taxas aos quais os países cobram ao permitir a entrada de produtos vindos de outros países em seu território. Com o fim das taxas alfandegárias tem se o objetivo de fazer com que as nações comercialize mais entre elas.

Um aspecto importe é que esse modo de acordo, não inclui a livre circulação de pessoas entre os países membros da zona de livre comércio. A livre circulação de pessoas seria um modelo de acordo, mais avançado. A UNIÃO EUROPEIA é um tipo de organização que é um “tratado” bem estruturado o qual possui uma moeda comum, livre circulação de pessoas entre os países membros da união, política de transporte e comercial comuns.

Um ponto negativo que o livre comércio entre países vem apresentando é o fato de alguns países possuírem mais tecnologia, ter uma melhor estrutura, isto é, possuir uma condição melhor de atender o mercado consumidor do país o qual possui um acordo de livre comércio. Isso acaba provocando um desequilíbrio em vários setores entre eles na economia do país que possui pouca estrutura, pois o mesmo fica com pouca condição de concorrer com os produtos vindo de outros países que possuem uma melhor qualidade e preço bem mais acessível pelo fato de ter se retirado as tarifas alfandegárias devido o acordo entre essas nações.

Entretanto o livre comércio não possui só aspectos negativos, pois ao se ter uma concorrência por domínio de mercado acaba que a nação que tem seu mercado ameaçado por outros , busca soluções internas para tornar seu produto competitivo frente aos produtos vindo de outros países.

Assim sendo, o livre comércio é muito mais que sua definição básica de fim ou redução das taxas alfandegárias, permitindo assim a livre circulação de produtos oriundos de outra economia em seu território. Esse tipo de tratado acaba afetando o país em um todo como economia, política,saúde, modo de viver, enfim, influencia em diversos setores da sociedade. Então, o país o qual ira assinar um acordo de livre comércio com outra nação deve analisar muito qual o impacto que esse irá provocar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com