TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Do Trabalho

Ensaios: Divisão Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO:

A divisão do trabalho tem uma tarefa importante, com funções e finalidades e especificas na produção industrial, produzindo eficiência e rapidez de produção, o crescimento do comercio é graças a produção industrial.

A divisão faz com que o trabalhador alcança agilidade maior conseguindo uma diminuição no tempo gasto e com isso o resultado é um aumento da produção, favorecendo a sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na esfera social, sendo útil para si e para os outros.

Mas a divisão da trabalho também tem desafios como limitação, o trabalhador se torna alienado ao processo produtivo, conhecendo uma única etapa de produção.

Antes da chegada da fabricação centralizada, o cidadão especializado na produção, comercializava seu produto final, serviços feitos por outros, como alfaiates, agricultores, costureiras, cada um produziam o seu produto e faziam as trocas entre si como por exemplo o agricultor mata o porco e fazia banha, ia para a cidade e trocava por roupas para a família.

A criação da divisão social do trabalho cria mercado de cambio e preço, podendo comparar custo e o tempo para a produção de cada produto.

Uns acham que a divisão social dão trabalho pode trazer vantagens, outros discordam achando que a especialização em excesso pode ser prejudicial. Se uma comunidade se especializar demais sobre um determinado produto, pode se tornar dependente do sucesso e com isso gera confusão econômico se este produto for substituído ou acabado. Imaginamos um especialização extremamente excessiva e uma comunidade confiar em uma única comunidade, para a produção de um determinado produto, essa comunidade iria explorar esse produto em benéfico próprio. O trabalhador individual que se especializa em profissão qualificada estaria incapaz a uma reorganização econômica associada.

2.1 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE:

O divórcio e baixa taxa de fecundidade são causas das crises das famílias de hoje, causando enfraquecimento e fazendo aparecer novos modelos de família. Essas mudanças em relação entre os sexos e as gerações fazendo mais controle da natalidade, autonomia relativa da sexualidade no que diz respeita ao conjugal, a entrada das mulheres no mercado de trabalho, atenção as necessidades as crianças, idosos.

Essas mudanças faz com que a sociedade tenha um olhar novo sobre estes grupos, grupos esses diferentes daqueles que nossos avós e país conheciam, ou das famílias tradicional.

A família sofre mutação com as mudanças sociais, implicando diretamente nas relações entre os indivíduos. Atualmente observa-se vários tipos da família, que não se iguala ao modelo tradicional constituída de pai, mãe e filhos biológicos. Encontramos hoje mães e país divorciados, que criam seus filhos sozinhos, crianças cuidadas por avós, babás, ou em creches, crianças criadas por duas mães, ou com dois pais, crianças adotadas ou órfãs.

Outra mudança nas famílias contemporâneas é referente ao papel do homens e mulheres. Ambos vão em busca de trabalho e com isso mudando a visão e a ética entre pais e filhos, menos convívio com os filhos, os filhos sendo então cuidados por outras pessoas e passando grande parte de seus tempo em frente à TV, A criança de hoje não sabem brincar.

Tudo está mudado, perdemos muito dos princípios, vivemos num mundo tudo pode e o ter tem mais valor que o ser. Falta respeito, limite, disciplina e responsabilidade. Os pais não tem muitas vezes exemplo para os filhos seguir. Pais sem tempo para seus filhos.

Os pais deixam de ser pais, e os filhos muitas vezes estão no lugar de país ditando as regras.

2.2 MULHER, MERCADO DE TRABALHO E AS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES DO SÉCULO XX.

No passado a mulher não tinha valor fora de casa, vivia só para a família, casava para servir o marido, sendo submissa, hoje as coisas mudaram, a mulher conquistou seu espaço de trabalho, se igualando aos homens e muitas vezes superando-os.

As mulheres além de suas conquistas enfrentam vários obstáculos como a desigualdade existente na sociedade. A questão econômica, social e cultural no que se refere a participação da mulher, nos espaços diversos, seja na família, na igreja, na escola e movimentos sociais.

Com o avança da industrialização no Brasil a participação da mulher no mercado de trabalho cresceu muito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com