TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doutrina das Ciências Sociais em Saúde

Resenha: Doutrina das Ciências Sociais em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O ensino das ciências sociais em saúde

Na década de 50 iniciou-se uma aproximação das ciências sociais com área da saúde, que começou a se estruturar a partir da segunda guerra mundial, as preocupações com o social expressaram-se diante dos problemas enfrentados pelos países europeus e Estados Unidos durante a reconstrução econômica, politica e social. Esse momento foi crucial para a as ciências sociais. Nos países latino-americanos a recepção da saúde pelas ciências sociais se deu mais tardiamente. Nesse panorama, a saúde emerge como tema sociológico de destaque, quando significantes verbas foram destinadas às pesquisas sociomédicas.

No século XX foi construída uma relação entre cientistas sociais e médicos, justificada pela necessidade das ciências sociais na educação em saúde, de forma que os médicos passaram a encaminhar questões dos problemas sociais relativos à prestação dos serviços em saúde para os cientistas sociais, considerados capazes de promover soluções cientificas para problemas à prática de medicina cientifica. Ao mesmo tempo mudanças populacionais intensificaram a necessidade de compreensão dos determinantes sociais em saúde, principalmente as mudanças no perfil demográfico e epidemiológico das diversas populações mundiais.

O ensino de ciências sociais para estudantes da área da saúde é insuficiente, pois as disciplinas de ciências sociais são pouco valorizadas no currículos de graduação, os alunos dão um valor muito maior as disciplinas biomédicas pois identificam a relação entre os determinantes sociais e psicológicos na saúde como óbvios e, por isso, afirmam não necessitar de aprofundamento. O efeito desse posicionamento é a reinstalação dos profissionais de ciências sociais em instituições de ensino e pesquisa de ciências sociais e humanas, fazendo crescer uma sociologia da saúde e não uma sociologia focada na saúde.

Analisar questões de saúde estando no campo da saúde produz analises diferentes quando se relaciona analises distintas, enquanto cientistas sociais no campo da saúde investigam comportamentos

e crenças associados ao processo saúde e doença, os que tomam apenas o campo da saúde tendem a analisar somente o relacionamento médico.

É preciso que os profissionais das ciências sociais relacionadas à saúde tenham um forte credencial ou seja respeito no mercado de trabalho e muito conhecimento, para que estes produzam conhecimento sociomédico, bem como produção de métodos, conceitos e técnicas voltadas para a pesquisa em saúde.

Apesar da maioria das doenças estarem associadas a causas sociais e estilos de vida, hoje predomina no ensino a visão clínica e biomédica, visando somente a cura da doença e deixando em segundo plano a prevenção e a promoção em saúde que são estreitamente ligadas a uma visão social do profissional da saúde, como cita Briceño-Leon “em medicina há muitas situações em que o social, que embora nunca deixe de ter importância, em um determinado momento não constitui o fato fundamental que o médico deve cuidar, porque a cura é, então, o que realmente importa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com