TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas E O Narcotrafico

Exames: Drogas E O Narcotrafico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

II-DESENVOLVIMENTO

II- I O que são as Drogas e como são classificadas

È muito difícil dizer ao certo quando a droga surgiu na humanidade, desde a época da escravidão os negros já usam de plantas para se drogarem, pois as plantas tinham efeitos alucinógenos. Nas matrizes africanas no século 16 os anos negros acreditavam em dois mundos um visível de pessoas reais e o mundo dos invisíveis que eram os espíritos. Hoje em dia a realidade não é muito diferente, pois temos muitos mais meios de nos drogarmos, porem ainda ficamos alucinados só por mais tempo e com efeitos muitos piores em nosso corpo e mente.

Na humanidade hoje temos “Drogas” o que descreve essa palavra: Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios. Diante desta diversidade drogas elas são classificadas em ilícitas e licitas.

As Drogas Licitas: são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros

Numa pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde notou-se quão grande é o mercado das drogas permitidas, pois essas promovem maior necessidade ao usuário e maior custo, já que são encontradas em todos os bairros espalhados pelas cidades.

As Drogas Ilícitas: são substancias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo. Classificadas em maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, Skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final.

As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:

As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:

Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).

Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranqüilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).

Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.

Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.

Portanto, independente de sua classificação ou da substância utilizada, gera dependência química e causa sérios danos ao organismo da pessoa viciada, acometendo de forma irreversível o sistema nervoso.

II-DESENVOLVIMENTO

II- II O que leva uma pessoa a usar drogas?

Com o livro Esmeralda e as pesquisas para este trabalho podemos analisar que o maior consumo de drogas está entre crianças e adolescentes. Temos como exemplo Esmeralda que começou a usar drogas com 9 anos.

O que levam essas crianças a consumirem drogas muitas das vezes é o convívio familiar, problemas financeiros, a curiosidade, a influência dos amigos, um refugio para o prazer ou mesmo para esquecer o é vivido no dia a dia.

No livro Esmeralda ela é de uma família pobre, então ela e seus irmãos têm que ir a rua para pedirem esmolas para ajudarem no sustento da família. A mãe é uma alcoólatra e Esmeralda não conhece o pai.

A situação da família é ruim não tem casa, moram em um barraco, que o dividem com um córrego e ratos. Devido à situação de terem que sair todos os dias para rua a garota de sente atraída pela rua e pela liberdade que a rua traz, sem ter que cumprir com as obrigações do dia a dia. Mas essa situação não a única que incentivou Esmeralda por a mãe ser alcoólatra ela espancava as crianças sem nenhum motivo quase todos os dias,outro fato foram o estupros que aconteceu pelo seu padrasto e tio.

As causas para uma pessoa entrar na vida das drogas são inúmeras, só quem vivem é quem sabe realmente o que passa.

II-DESENVOLVIMENTO

II - III Publico alvo das Drogas

O publico alvo das drogas em pleno século XXI são nossas crianças e adolescentes, sem uma estrutura familiar adequada elas acabam indo pelo caminho mais fácil e muitas vezes sem volta. Além das crianças e adolescentes serem mais fácil de ser influenciados e eles são um meio de produção sem chamar muita atenção na sociedade, porém essa forma de pensar já esta ultrapassada. A sociedade já está alerta para esse tipo de trabalho que a droga gera para as crianças e adolescentes.

O trafico é uma mão de obra barata, porém com muitos cargos que variam das mais diferentes idades as crianças podem ser olheiros, aviãozinho, fogueteiros, radinhos, químicos, vapor, mula, gerente de bocas de fumo ou gerentes gerais, endoladores, fieis. Fora que para isso não precisam estudar, pois neste mercado de trabalho o que importa é a malandragem.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com