TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA - 2 SEMESTRE 2014

Trabalho Universitário: ECONOMIA - 2 SEMESTRE 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

1) Quais são os problemas econômicos fundamentais?

Os problemas econômicos fundamentais são os questionamentos referentesàs alternativas de escolhas que são inúmeras diante da necessidade de administrar a escassez, tais como:

• Oque produzir?

• Como produzir?

• Para quem produzir?

2) Sobre acurva (ou fronteira) de possibilidades de produção, responda?

a) O que representa a curva de Possibilidade de Produção.

Representao máximo de combinações de produtos 2 bens ou serviços que a economia pode produzir utilizando todos os recursos existentes, é uma curva (ou fronteira) que mostra as como a questão da escassez impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade que terá que fazer escolhas entre alternativas de produção, que surge o dilema : produzir maior quantidade de uma mercadoria terá que produzir menos de outra

b) Explique cada ponto destacado na Curva de Possibilidade abaixo.

• Ponto “A” e “B”

Qualquer ponto sobre a curva, está na situação em quea economia encontra-se em pleno emprego utilizando todos os fatores de produção disponíveis.

• Ponto “E”

Qualquer ponto externo a curva, representa a combinação impossível de produção com os recursos disponíveis.

• Ponto “C” e “D” ocorre a capacidade ociosa ou desemprego, ou seja, pode haver um aumento de produção utilizando os recursos disponíveis até aumentar o limite da curva.

c) Existe custo de oportunidade de passar de A para B? Justifique?

Sim , e levando em consideração de estar no limite de produção o custo de oportunidade se daria de forma como exemplo produzir menos do produto “Y” e assim produzir mais do produto “X” utilizando os recursos disponíveis.

d) Na conjuntura atual de alto desemprego na Europa, muitos europeus têm vindo para o Brasil procurar emprego. Nesse contexto, explique se houve deslocamento da CPP do países europeus e da do Brasil e explique como foi o deslocamento em cada caso.

O deslocamento ocorre da seguinte forma:

Na Europa: o deslocamento da CPP se retrai, pois a escassez de empregabilidade aumenta, gerando demanda fora da curva, e por ultrapassar o limite disponível não é atendido desta forma os mesmo aderem a emigrarem a outros países onde a oferta atende a demanda.

No Brasil: segundo o contexto de imigração supõe que há disponibilidade de empregabilidade, ou seja, o ponto atual esta antes do limite da CPP, desta forma com as emigrações a CPP ira se expandir a chegar ou se aproximar e se for grande o numero de imigrantes até mesmo ultrapassar CPP e assim aumentar a produção do país.

3) Observe o gráfico abaixo:

a) Identifique a curva 1 e a curva 2 e explique as suas respectivas inclinações.

Curva 1 – Curva da demanda, sua inclinação é negativa, indicando que quando há um aumento no preço a demanda diminui, ou seja para aumentar a demanda seria necessário reduzir o preço.

Curva2 – curva de oferta, sua inclinação é positiva, indica que quando um preço aumenta a quantidade ofertada também aumenta.

b) Explique cada ponto do gráfico.

• Pontos “A” e “C”

Esta com o preço abaixo do preço de pondo de equilíbrio, desta forma há um aumento de consumo na qual demandam-se mais, os produtos aumentando o preços e ofertam até atingir o ponto de equilíbrio.

• Pontos“B” e “D”

O preço esta maior que o preço do ponto de equilíbrio,se os produtores aumentam a oferta os consumidores demandam menos, e há necessidade de redução de preço atingindo o ponto de equilíbrio.

• Ponto “E” é o ponto de equilíbrio onde a quantidade ofertadae o preço das mesmas atende a demanda dos consumidores.

c) O carro é um bem normal. O que acontece com as curvas de oferta e demanda o preço e a quantidade de equilíbrio, caso a renda do consumidor aumente? Explique.

Neste caso com o aumento da renda do consumidor ira´ aumentar assim a demanda por este ser um bem normal, a curva da demanda se deslocará para cima, elevando também o preço de equilíbrio, a curva de oferta será mantida.

d) O que acontece com a curva de demanda pelo carro, caso o preço do aço diminua? Desenhe e explique.

Se o preço da matéria prima diminui, o produto final “ o carro” consequentemente tem oportunidades de redução do preço, nesta situação a curva da demanda aumenta visto que que a redução de preço aumenta o consumo deste bem normal o que mostra que a demanda tem inclinação positiva.

e) Carro e gasolina são bens complementares, o que acontece com a curva de demanda pelo

carro, caso o preço da gasolina diminuiu? Desenhe e explique

O combustível é um bem complementar, com a redução do preço do combustível a curva de demanda do carro será deslocada para cima, pois os consumidores irão optar por veículos com este combustível, e assim poderá aumentar o preço de equilíbrio

.

4) Explique como o governo pode interferir no equilíbrio de mercado?

O governo intervém no equilíbrio de mercado quando fixa impostos e subsídios, estabelecem os critérios de reajuste do salário mínimo, fecha preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos, ou ainda, congelamentos de preços e salários.

5) Considere que o preço do papelão, para a confecção de embalagens aumentou. Explique, caso tenham ocorrido, os deslocamentos das curvas de oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com