TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÂO ESPECIAL

Dissertações: EDUCAÇÂO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Educação Especial

Professora Tutora a distância:

Professora Presencial:

Leme –2013

SUMÁRIO

1-A Inclusão e suas principais características 03

2- Ser diferente e suas implicações 03

3-Componentes para a formação do Professor de Educação Especial 04

4-Conclusão dos conhecimentos adquiridos 05

5- Referências Bibliográficas 06

1-A Inclusão e suas principais características

Atualmente o contexto sócio-histórico e cultural do Brasil e do mundo está enfocado na garantia dos direitos das pessoas, seja qual for o espaço em que elas estejaminseridas e o seu saber correspondente.

Conformea Política Nacional da EducaçãoEspecial na Perspectiva da Educação Inclusiva, todos osalunos têm o direito de estarem juntos, aprendendoe participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A inclusão segundo a autora Maria Teresa Mantoan é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.

A inclusão escolar é um dos maiores problemasque os profissionais se encontram pelo fato de não haver soluções prontas para reconhecer e valorizar diferenças sem discriminar e segregar alunos, especialmente aqueles com deficiência.

Para que exista a Educação Inclusiva o diálogo é essencial, é uma alternativa e uma proposta adequada diante das situações desafiadoras que no transcorrer da vida profissional poderá acontecer.

2- Ser diferente e suas implicações

Afinal de contas o que significa ser diferente? É praticamente impossível as pessoas serem iguais entre si e em todos os sentidos. Até mesmo gêmeos idênticos têm suas singularidades.

Existem as diferenças de personalidade, física, cultura, etnia e classe social são observáveis nas escolas, expressas nafala, modo de vestir, de se comportar, etc.

As pessoas são desiguais entre si em todos os sentidos. Porém, existem desigualdades que são produzidas pela natureza (desigualdades naturais) e aquelas produzidas pelas relações de dominação política, econômica ou espiritual (desigualdades sociais).

Na educação inclusiva as peculiaridades dos alunos devem ser (re)conhecidas; entretanto quando isto é negligenciado na escola, as implicações vão desde a homogeneização até a exclusão.

É importante ressaltar que a escola deverá oportunizar vivências capazes de desconstruir a realidade do igual, da repetição, para valorizar a diferença, acreditando na diversidade da vida, das cores, sabores e movimento.

3-Componentes para a formação do Professor de Educação Especial

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a chamada LDB 96, é uma normatização que prevê que haja “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns”.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996, Art.59) refere-se a dois perfis de professores que deverão ser formados para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais:

A -Professor de classe comum capacitado - comprove em sua formação conteúdos ou disciplinas sobre Educação Especial e desenvolvidas competências para:

I - perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos;

II - flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento;

III - avaliar continuamente a eficácia do processo educativo;

IV - atuar em equipe e em conjunto com o professor especializado.

B- Professor especializado em Educação Especial - Formação em cursos de licenciatura em Educação Especial ou complementação de estudos ou pós-graduação para:

• Identificar as necessidades educacionais especiais;

• Definir e implementar respostas educativas;

• Apoiar o professor da classe comum;

• Atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos;

A inclusão significa transformação da prática pedagógica: relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno, família-professor, professor comunidade escolar e compromisso com o desempenho acadêmico.

O educador precisa oferecer meios adequados ás características e necessidades de cada pessoa, para que ela possa desenvolver sua potencialidade, assim sendo, a educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com