TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Casos: EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Todos sabem que a luta com a inclusão escolar é mundial essa missão vem sendo para que acabe a exclusão em nosso meio, para que os preconceitos acabem e que sejamos uma sociedade com os mesmos direitos e espaços, devemos estar sempre atentos e lutando pelos nossos direitos. A inclusão esta sendo uns dos temas mais falado por ai, mesmo sendo difícil combater o preconceito, o trabalho da inclusão esta ai para que podemos nos aceitar mais e aceitar o próximo sempre. Mas todos deficiente terão que ser incluídos e não alguns, a oportunidade é para todos se não seria inclusão.

Essa ideia deve ser abraçada e aceita por toda a sociedade, falar de inclusão é fácil , mas o difícil é por na prática, por isso requer o esforço de todos, para que com isso venha beneficiar a toda sociedade.

DESENVOLVIMENTO:

Leis e documentos que garantem o direito da criança à educação.

Existem vários documentos que estabelecem os direitos da inclusão na escola, logo a baixo estarão citados alguns deles.

° 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA: Trabalha com o desenvolvimento cidadão sem nenhum preconceito, garantindo o direito escolar para todos.

° 1989

LEI Nº 7.853/89: Quando se recusam a matricula do aluno deficiente, é considerado como crime, sendo a matricula em escola publica ou privada.

° 1990

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): Garante o direito à igualdade de todos, para acesso e permanência na escola.

°1996

LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LBD)

O artigo 59 paragrafo 2 diz que quando não for possível atender o aluno com deficiência na escola comum, o atendimento especializado pode ocorrer em classes ou escolas especializada.

° 2001

DECRETO Nº3. 956 (CONVENÇÃO DA GUATEMALA)

Impossibilita a desigualdade com base na deficiência. Permite o acesso do Ensino Fundamental um direito humano.

REFLEXÃO:

- Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 e nos textos indicados na disciplina reflita sobre a situação de Caio.

Infelizmente nos deparamos com escolas que ainda não tem profissionais com preparação e capacitados para receber crianças com deficiências na sala de aula. Sabemos que todas as escolas ja devem ter um profissional na área e estrutura para recebê-los . Diante a solicitação de matricula do Caio a escola que ja tem a consciência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9394/96 ja deviam estar preparados para matriculas como a do Caio. Mas é triste em saber que o preconceito ainda existe em muitos lugares , mais triste ainda é saber que esta dentro das próprias escolas.

- O que a mãe da criança poderia fazer para que o direito de seu filho à educação fosse garantido?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com