TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA EM CRECHE

Dissertações: EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA EM CRECHE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  4.486 Palavras (18 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

O Objetivo principal do trabalho sobre educação pedagógica em creche, e através de uma ampla pesquisa verificar a importância que as creches têm na vida das crianças, a maneira como se desenvolveu as creches durante os tempos, o tratamento que era dado para as crianças menos favorecidas. A importância que o profissional de educação infantil exerce na formação das crianças, no seu desenvolvimento, devendo cada dia mais se atualizar para conseguir desenvolver um trabalho que será o alicerce para futuro das crianças. As brincadeiras além de ser um momento de descontração para as crianças, também serve para o professor fazer diversas avaliações, pois a brincadeira estimular vários sentidos, como a fala, a socialização, a cooperação, o imaginário traduzindo o que a criança vivência no seu cotidiano. Pode-se perceber que o cuidar e o educar devem ter uma ligação entre eles, pois ambos são considerados uma forma educativa. O espaço físico também é muito importante no desenvolvimento da criança, sendo que as instituições precisam se adequar tendo ambientes divididos para as atividades especificas, tendo o lugar da alimentação, para as brincadeiras, para o repouso, para a leitura e escrita. Fundamentada nas concepções de Oliveira (2002), Ferreira (1988), Kramer (2003) entre outros. As instituições de educação infantil precisam oferecer situações que envolvam ações pedagógicas direcionadas para que a criança tenha uma educação saudável e prazerosa.

Palavra – chave: creches, brincadeiras e educador.

INTRODUÇÃO

Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia de seus voos... Pois isto também é conhecimento.

Rubem Alves

Os profissionais de educação Infantil de acordo com a (LDB, 1996) precisam estar comprometidos principalmente com o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais.

A criança que frequenta a creche e a pré-escola desde pequena tem um bom desenvolvimento infantil, pois é nos anos iniciais da vida que se define a estabilidade emocional, o potencial educacional, os valores e as diversas habilidades.

Quanto mais cedo à criança frequentar a escola, sua possibilidade de ter um futuro melhor aumenta muito, tanto no social quanto no financeiro.

Falar em educação pedagógica em creche significa tratar de todas as situações presentes neste espaço como possibilidades de desenvolvimento para as crianças. Momentos como alimentação, banho, sono, e troca de fraldas são fundamentais, pois representam o momento de contato das crianças com os adultos e também com outras crianças. Não trata apenas de atender as necessidades delas, cuidando apenas para saciar as vontades e manter as crianças sempre limpas, e sim aproveitar para proporcionar um desenvolvimento integral das crianças. Deve-se aproveitar esse tempo para observação da particularidade de cada criança, devendo trabalhar além da coletividade, também fazer observações individuais.

É de extrema importância que tanto as práticas de se educar quanto o cuidar precisam estar interligadas. Pois irá proporcionar a conquista da linguagem, a exploração dos movimentos do corpo, o desenvolvimento da autonomia, a atuação e a percepção do mundo pelas crianças.

Conforme o RCN as necessidades das crianças deverão ser prioridade, o educador deverá ter uma visão da qualidade desses cuidados na vida educacional da vida na infância. De acordo com Bujes (apud CRAIDY E KAERCHER, 2001), as necessidades das crianças devem se tratada como um processo de desenvolvimento das crianças:

A educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa etária, como sabemos, têm necessidades de atenção, carinho, segurança, sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para cuidar e educar estivessem presentes. O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido entendidos de forma muito estreita. (p. 16).

Os professores precisam oferecer as crianças diversas situações que envolvam a educação e os cuidados. O espaço oferecido pelas instituições infantis é de extrema importância, pois devem proporcionar lugares adequados para cada atividade, tanto aos cuidados pessoais como alimentação, descanso e quanto à parte educacional quadras, sala de vídeo, assim os professores poderão acompanhar melhor o desenvolvimento e o aprendizado de vários aspectos das crianças.

Uma das funções da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso com sucesso na primeira série do Ensino Fundamental. Por isto é preciso desenvolver as habilidades cognitivas.

A vida das crianças nas creches nos interessa devido ser um campo de atuação para nós futuros pedagogos, tanto na atuação como educadores, como futuros coordenadores e diretores, e até para saber como trabalhar com crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Devido às crianças trazerem suas bagagens de vida das creches.

Por isso procuraremos através de pesquisas, responder por que é importante para criança frequentar a creche?

Nosso trabalho procurará identificar as dificuldades atuais dos profissionais de educação infantil, como eles trabalham e como surgiu a creche até chegar aos moldes atuais e a importância das brincadeiras na educação.

As instituições educacionais infantis tem como objetivos oferecer para as crianças que iniciam sua vida na creche que elas se sintam acolhidas, utilizando esse espaço para ampliar suas relações afetivas e sociais, interagindo com outras crianças e outros adultos que estão presentes.

O educador tem que ter em mente esses objetivos, para através de trabalhos direcionados poderem ajudar as crianças a alcançarem esses objetivos, alem de outros propostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com