TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Casos: ELABORAÇÃO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

ELABORAÇÃO DE PROJETOS: CONCEITOS E IMPORTÂNCIA

RESP.

Segundo o dicionário Aurélio (1986), projeto é uma idéia (grifo nosso) que se forma para executar ou realizar algo no futuro; plano, intento, designo; um empreendimento a ser utilizado dentro de determinado esquema; redação ou esboço provisório de um texto; ou, ainda, esboço ou risco de obra a realizar-se.

Vale ressaltar que um projeto engloba uma série de atividades voltadas para objetivos bem claros, e os eventos que resultarão deverão estar encadeados, de modo que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento bem definidos. É instrumento que envolve custos e recursos, constituídos de uma série de atividades articuladas em uma seqüência de fases.

Elaborar um projeto não é só escrever um documento no papel. É, antes disso, definir idéias e desejos, é um processo de trabalho participativo.

A elaboração e execução do projeto exigem constante empenho e reformulação no aprendizado do mesmo. Também não existem projetos iguais. Pode-se até utilizar a metodologia de um tipo de projeto em outro empreendimento; no entanto, cada projeto tem a sua dinâmica, o que faz com que sempre se esteja aprendendo com a elaboração e implantação de cada projeto.

A importância da elaboração do projeto é que é um documento que servirá de roteiro para seus idealizadores, embora, durante a execução do mesmo, algumas correções possam ou devam ser realizadas, tendo em vista mudanças nas variáveis macroeconômicas da economia (mudança na taxa de juros de mercado ou nos índices de desemprego; recessão ou aumento de crescimento econômico, etc.), que podem obrigar os investidores do projeto a uma tomada de decisão acerca do mesmo.

Mudanças nas variáveis microeconômicas também podem levar a um redirecionamento do projeto (variação na demanda ou variação na oferta; mudança de comportamento do consumidor, com a introdução de um novo produto ou serviço no mercado, dentre outras).

É importante destacar que o projeto permite que se pratique ações que economizem custos e garantam o retorno do capital investido; além de ser essencial nas tomadas de decisão pelos empresários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com