TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL

Exames: EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE LUSOFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

CURSO: MESTRADO EM SUPERVISÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DISCIPLINA: SUPERVISÃO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA TURMA: II

PROFESSOR: DR. ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO

ALUNO: CLEBSON DE SOUSA PEIXOTO

EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL

BELÉM – PA

SUMÁRIO

RESUMO..........................................................................................................3

2 - INTRODUÇÃO…………………………..……………………..................4

3 – ADMINISTRAÇÃO E SUAS INFLUENCIAS NA EDUCAÇÃO.............5

4 – CULTURA E MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL.................................8

5 – EVOLUÇÃO DA TEORIA EDUCACIONAL E SEUS LIMITES EM LIDERAR.........................................................................................................11

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................15

7-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................16

Clebson de Sousa Peixoto¹

EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL

RESUMO

Este estudo pretende verificar as seguintes questões: a importância do viver bem, do relacionar-se com o outro; a importância de ser interpessoal no processo chamado de gestão democrática. Nesse sentido, à administração escolar especificamente ressalta-se a importância das teorias de organização, planejamento e coordenação das atividades educacionais, para ajudar nas necessidades que o administrador possa ter para saber do seu papel que o exerce. Tendo por objetivo pensar sobre a essência da cultura de uma empresa ou grupo escolar que expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa ou escola. Focalizando também a atuação do gestor como agente de criação de um ambiente participativo. Para tanto, abordaremos alguns aspectos acerca de sua função. Refletiremos sobre a relação de poder estabelecida no interior das escolas. Com o objetivo de compreender o que é gestão participativa e verificar quais as principais características do gestor no ambiente escolar.

Palavras-chaves: Administração escolar, Cultura e Gestão organizacional.

___________________________________

1 – Mestrando em Supervisão e Formação de Professores, UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidade e Tecnologias / Conhecimento e ciência.

1 - INTRODUÇÃO

Em um tempo no qual tanto se tem discutido sobre o lugar e o significado das competências e habilidades na escola, tanto da formação dos professores, quanto dos alunos, faz-se oportuno relacionar a importância da competência do administrador escolar a partir do novo paradigma de gestão democrática na educação.

Ao longo das últimas décadas, as organizações têm vivenciado inúmeras alterações, desde a estrutura de seu capital econômico até as relações existentes entre os indivíduos e destes com a própria instituição. Dia após dia, pessoas de diferentes origens, religiões, formações acadêmicas e visões políticas se reúnem em empresas ou escolas a fim de exercerem suas atividades profissionais. Esta heterogeneidade de indivíduos transparece nas divergências de pensamentos, métodos e formas adotadas para realização de tarefas, comuns à organização.

Em contraste com estas personalidades individuais, as personalidades coletivas somente

emergem e se tornam indivíduos quando começam a interagir como conjunto. Esta relação de

dependência entre o líder e seus liderados e vice-versa é subentendido, entretanto, nem sempre existe uma interação harmoniosa, cuja causa pode ser atribuída ao tipo de liderança exercida, ao grupo ou à organização. Todavia, a falta de cooperação resulta em perdas para todas as partes, principalmente para a organização. Assim, fazer com que grupos e pessoas sigam estratégias, políticas e procedimentos são fundamentais para o alcance dos resultados esperados.

Outro aspecto importante mostrado neste relato é como a cultura organizacional pode contribuir para o modo de vida e organização em todos os aspectos, como idéias crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Onde todos os seres humanos são dotados de cultura. Mas para isso é necessário a motivação que ajuda no processo de induzir uma pessoa ou grupo, a atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais.

Este processo tem como característica, estimular a intensidade dos esforços dos indivíduos em determinada tarefa para atingir determinada meta, onde os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais devem ser alinhados para que os indivíduos bem como as organizações alcancem resultados e satisfações. Neste estudo serão contemplados os objetivos, a teoria e o relato de alguns pensadores referentes a este assunto.

2 - ADMINISTRAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos, cientificamente determináveis, que atendendo a certa filosofia e a certa política de educação, desenvolvendo-se antes e depois das atividades escolares para garantir-lhes unidade e economia. Pois as organizações educacionais necessitam de outro tipo de estruturação, tendo bons métodos que atinjam seus objetivos escolares.

Historicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com